ACESSIBILIDADE
-A
A
+A
Alunos do 6º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Norma Sueli Borges estão participando do Projeto “Estreitando relações por meio da produção escrita” junto com alunos dos 1º e 2º ano do ensino médio do Colégio Marista Diocesano de Uberaba. A ação é uma iniciativa do professor Gustavo Borges, com articulação da pedagoga Adriene Cristina Pontes Alves Silva e da professora Renata Formiga do Nascimento e visa a recuperar o gosto pela produção textual manuscrita como forma de estabelecer e de estreitar relações com o outro seja perto ou longe.
Os alunos não se conhecem e se identificam por pseudônimos. Nas cartas, eles apontam características físicas, gostos pessoais, falam sobre o cotidiano e tudo o que envolve. A revelação da identidade dos estudantes será no dia 13 de agosto, durante a Semana de Arte, Cultura e Conhecimento, no Colégio Marista Diocesano. Eles não se reconhecerão pelos nomes, mas sim pelas características lidas. Os alunos da rede municipal farão esse intercâmbio e passarão o dia na outra escola com os amigos que fizeram por meio do projeto.
O projeto envolve propósitos como pensar sobre si mesmo, além de levantamento de características pessoais para, por meio dessas informações, desenvolver habilidade de se apresentar ao destinatário. As atividades incluem também o imaginário humano e permite o estreitamento das relações, já que as tecnologias ocasionam o distanciamento entre as pessoas.
A professora de Língua Portuguesa da Escola Municipal Norma Sueli Borges, Renata Formiga do Nascimento, fala sobre a importância dessa parceria entre as redes pública e privada de ensino. “Esse intercâmbio é interessante para os alunos das duas realidades perceberem o que tem em comum e o que é recorrente, além de estimular a escrita, que é a proposta inicial”.
Sobre a mudança no desenvolvimento dos alunos, Renata fala que o projeto contribuiu de forma positiva. “No começo, os adolescentes tinham menos interesse pela escrita e, com a ação, o desempenho melhorou já que fazem o rascunho das cartas para, depois, passar a limpo” cita Renata.
A coordenadora pedagógica do Colégio Marista, Adriene Cristina, diz que “tem sido bem diferente trabalhar com intercâmbio de cartas com realidades distintas”. “O projeto tem trazido bons resultados, é uma primeira experiência e estamos elaborando as próximas etapas, além de repetir a ação nos próximos anos”, declara Adriene.
Estagiária Jorn. Ana Rizieri
Mapa do Site:
Av. Dom Luiz Maria Santana, 141 - Santa Marta - Uberaba/MG
Telefone: (34) 3318-2000
Atendimento ao Público: Das 12h às 18h