ACESSIBILIDADE
-A
A
+A
Município está monitorando casos de sarampo em São Paulo e em Minas. Nenhum caso suspeito foi notificado em Uberaba até o momento
Diante o aumento de casos de sarampo em alguns estados, a procura pela vacina contra sarampo em Uberaba aumentou, após determinação do Ministério da Saúde para que fossem imunizadas crianças de 6 meses a menores de 1 ano. Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde, foram aplicadas 1.551 doses da vacina Tríplice Viral no município em agosto, até esta quarta-feira (28), contra 1.239 doses aplicadas em julho.
Das doses aplicadas em agosto, 191 doses se referem à ‘dose zero’, voltada para as crianças de 6 meses a menores de 1 ano; 252 doses se referem à 1ª dose, na faixa etária de 12 meses; enquanto 246 crianças receberam a 2ª dose, referente à faixa etária de 15 meses, conforme o calendário vacinal. As 862 doses restantes se referem às pessoas que buscaram atualizar a caderneta de vacinação ou que vão viajar para áreas endêmicas do sarampo.
A Secretaria de Saúde reforça o pedido para que os pais compareçam às salas de vacina portando o Cartão de Vacinação da criança para receber as doses e mantenham a imunização em dia. Conforme informações do Ministério da Saúde, a medida preventiva deve alcançar 1,4 milhão de crianças que não receberam a dose extra, chamada de ‘dose zero’, além das previstas no Calendário Nacional de Vacinação, aos 12 e 15 meses. O objetivo é intensificar a vacinação desse público-alvo, que é mais suscetível a casos graves e óbitos.
A SMS monitora a situação do sarampo em Uberaba, devido o Estado de São Paulo (limítrofe ao Estado de Minas Gerais e à macrorregião Triângulo do Sul) ter casos confirmados de sarampo e o Estado de Minas Gerais já somar 221 casos suspeitos de sarampo, sendo que 162 foram descartados, 55 estão sob investigação e 4 casos foram confirmados. Um caso em investigação é da cidade de Uberlândia. Nenhum caso suspeito foi notificado em Uberaba.
A vacina Tríplice Viral (contra sarampo/caxumba/rubéola) está disponível nas Unidades Básicas de Saúde para a população de 12 meses a 49 anos de idade de acordo com o esquema preconizado e só precisa se vacinar quem não estiver com a caderneta em dia. São considerados vacinados pessoas de 12 meses a 29 anos que comprovem duas doses de vacina, pessoas de 30 a 49 anos que comprovem uma dose e profissionais de saúde independente da idade com duas doses.
O sarampo é uma doença que apresenta variação sazonal, com aumento da incidência no período entre o final do inverno e o início da primavera, ou após estações chuvosas. Os principais sintomas se apresentam como febre, manchas avermelhadas pelo corpo, acompanhadas de tosse ou coriza ou conjuntivite.
Jorn. Clarice Sousa
Mapa do Site:
Av. Dom Luiz Maria Santana, 141 - Santa Marta - Uberaba/MG
Telefone: (34) 3318-2000
Atendimento ao Público: Das 12h às 18h