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Educação e Cultura

21/10/2019 - Uso de tecnologias para o processo de ensino e aprendizagem é tema de projeto que será apresentado em seminário

Uberaba será representada pela Escola Municipal Uberaba, nesta quarta-feira (23), no I Seminário Interdisciplinar em Tecnologias, Comunicação e Educação, em Uberlândia. O projeto "Tecnologias digitais no processo de ensino-aprendizagem de matemática na Escola Municipal Uberaba", com o eixo "Whatsapp no processo de ensino e aprendizagem de matemática na Escola de Educação Básica Uberaba", será apresentado pelos idealizadores da proposta, a professora da rede municipal, Cássia Valenia Gonçalves Vieira e o professor de Educação Matemática da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Renato Fundão Vieira.

O I Seminário Internacional Interdisciplinar em Tecnologias, Comunicação e Educação, que acontece entre os dias 21 e 23 de outubro, é iniciativa do Programa em Pós-Graduação em Tecnologias, Comunicação e Educação (PPGCE), da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

A diretora da unidade escolar, Gislene de Freitas Rocha, explica que para a escola o projeto veio num momento importante, porque os alunos apresentavam dificuldade em matemática, gerando falta de motivação. "Estamos em ano de Prova Brasil e precisávamos que os alunos estivessem motivados. Quando a professora Cássia assumiu essas turmas, trouxe a proposta da atividade de uso de ferramentas digitais como apoio e os meninos realizam as atividades pelo celular", declara Gislene.

A escola disponibiliza computadores e internet àquele aluno que não tenha acesso em casa, para que desenvolva as atividades na escola. "Teve comoção de toda a comunidade escolar. As famílias também ficaram envolvidas e tem sido muito importante. A Secretaria de Educação tem papel fundamental nesse processo porque viabiliza equipe capacitada. Ter um professor na escola que seja responsável pelo laboratório de informática é fundamental no processo, na organização, na estruturação do material", Gislene assegura.

Os responsáveis pelo projeto são unânimes quanto ao sucesso do projeto. Para a professora de matemática da rede, Cássia Valenia, era necessário reescrever as ferramentas, com alinhamento às regras BNCC para que o aluno tenha melhor aproveitamento no aprendizado. "O maior conflito atual do professor é otimizar as ferramentas tecnológicas. Com a nova proposta, o aluno faz a tarefa de casa após discussão em sala e a dúvida que ele tem é sanada, imediatamente, através da troca de mensagens pelos aplicativos. A responsabilidade e comprometimento dos nossos alunos mostra que é possível usar o celular ao nosso favor", declara Cássia.

Renato conta que encontrou terreno fértil na Escola Uberaba e a professora Cássia assumiu essa responsabilidade com ele, bem como a diretora da escola que disponibilizou toda uma logística para viabilizar a aplicação do projeto. "É um projeto piloto então ainda estamos mensurando os impactos, mas já podemos perceber a aplicabilidade dele em toda a rede. Os meninos se mostram bem entusiasmados. Não adianta fazer um projeto só por fazer. Nossa intenção é apurar os resultados e apresentar resultados e perspectivas, porque temos de pensar no futuro", declara o professor.

 

Estagiária Jorn. Ana Rizieri

 
 
 

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