WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

19/12/2019 - Unidade Regional de Saúde Boa Vista é reinaugurada após reforma

A Prefeitura disponibilizará 13 especialidades médicas, quatro odontológicas e exames no local

 

O prefeito Paulo Piau reinaugurou nesta quinta-feira (19) a Unidade Regional de Saúde Terezinha da Graça Girão de Carvalho – URS Boa Vista após a unidade passar por reforma visando ao atendimento mais qualificado e humanizado. Foram investidos R$ 736.953, 87 provenientes de emenda do então deputado Caio Narcio. A reforma foi realizada pela empresa Tridel Construtora com recursos liberados através da Caixa Econômica Federal.

No evento, além do prefeito de Uberaba, Paulo Piau, presente a primeira-dama Heloísa Piau, o deputado estadual Heli Andrade, Iraci de Souza Neto, secretário de Saúde e secretários municipais, além de vereadores e outras autoridades.

A URS Boa Vista faz parte da rede de Atenção Especializada e irá oferecer à população, a partir desta sexta-feira (20), 13 especialidades médicas (coloproctologia, dermatologia, endocrinologia, gastroenterologista, imaginologia, neurologia, oftalmologia, ortopedia, otorrinolaringologia, psiquiatria, reumatologia, urologia e pequenas cirurgias), quatro especialidades odontológicas (periodontia, endodontia, necessidades especiais e bucomaxilo) e exames de apoio diagnóstico (endoscopia, colonoscopia, ultrassonografia e raios-X). A previsão é que sejam realizados cerca de 300 atendimentos diários no local.

“Estamos fazendo mais com menos; isso é eficiência de gestão. Os serviços ampliam e o recurso aplicado na saúde, aumentando, estabilizando, ou até diminuindo, tem que estar a contento. E isto é gestão dos recursos. O governo do estado deve só para a saúde em Uberaba mais de 70 milhões de reais, então quero dizer que nós temos que administrar”, diz o prefeito, acrescentando que teve o apoio do governo federal, da emenda do ex-deputado Caio Narcio, e recursos da prefeitura. “Isto nos possibilitou entregar hoje uma unidade bonita, bem estruturada, que ampliará a oferta de exames, atendimentos, sobretudo dos moradores do Boa Vista e região.”

A unidade desenvolverá ações e serviços para garantir a assistência integral na promoção e proteção da saúde, prevenção de agravos, tratamento, reabilitação e manutenção da saúde em todas as idades.

O horário de atendimento será de segunda à sexta-feira, das 7 às 17 horas, apenas para pacientes com atendimentos agendados e com encaminhamento realizado por clínico geral de alguma Unidade Básica de Saúde (UBS).

Unidades Especializadas. Além da URS Boa Vista, Uberaba conta com as seguintes unidades de saúde especializadas: URS São Cristóvão, Centro de Atendimento Integral à Saúde da Mulher (Caism) e os ambulatórios presentes no Hospital Universitário Mário Palmério e no Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

O secretário de Saúde Iraci de Souza Neto diz que Uberaba é dividida em três  regiões de saúde, a primeira o Grande Abadia, a segunda o Mercês e o terceiro o Boa Vista. Ele ainda conta que a unidade do Mercês está fechada momentaneamente. “Vamos fazer algumas adaptações e ela será um Centro Especializado de Saúde para atendimento de doenças crônicas, como diabetes e hipertensão. Um novo projeto tem início em 60 dias, quando estaremos reinaugurando a unidade Mercês, a transformando em um grande centro especializado para doentes crônicos.”

Segundo Iraci Neto, a saúde tem eixos que são premissas  que fazem parte do centro de atendimento da saúde pública. Temos a qualidade, mas principalmente quanto ao profissional de saúde que é saber acolher as pessoas e atender com humanização”, observa.

Jorn. Lílian Veronezi

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar