ACESSIBILIDADE
-A
A
+A
Representantes de todo o País, discutiram o reajuste do piso nacional do magistério
Os secretários de Educação, Silvana Elias e de Fazenda, Wellington Fontes, estiveram nesta quinta-feira (30) em Brasília (DF), representando o prefeito de Uberaba Paulo Piau em reunião no Ministério da Economia. Em pauta, o reajuste do Piso Nacional do Magistério Público da Educação Básica, que de acordo com a Lei 11.738/2008, deve ser atualizado anualmente, no mês de janeiro. Para 2020, o reajuste previsto é de 12,84%, o que será discutido por representantes de diversas entidades como a Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e Undime – União Nacional dos Dirigentes Municipais.
Em uma prévia na tarde de hoje, na sede da FNP, prefeitos e representantes de cidades brasileiras analisaram as propostas do governo federal, pois não concordam com o reajuste, entendendo que fere questões orçamentárias e esbarra em questões de responsabilidade fiscal.
Além disso, segundo a secretária Silvana, os municípios não têm recursos para assumir o acréscimo na receita. “Estamos sensíveis às reivindicações de todos os municípios em relação ao reajuste e preocupados com a questão do pagamento”. À noite o grupo participaria de reunião com equipe do Ministério da Economia, para levar as tratativas sobre o piso nacional do magistério, completa.
A Secretaria de Educação de Uberaba tem cerca de 3.800 servidores do magistério, que atendem 73 unidades escolares, Casa do Educador, Cemea e Centro de Referência em Educação Inclusiva. A folha de pagamentos do quadro da Educação, composto por 4,4 mil servidores é de R$ 13,6 milhões mensais.
Jorn. Monica Cussi
Mapa do Site:
Av. Dom Luiz Maria Santana, 141 - Santa Marta - Uberaba/MG
Telefone: (34) 3318-2000
Atendimento ao Público: Das 12h às 18h