ACESSIBILIDADE
-A
A
+A
O serviço de callcenter ‘Saúde Mental na Escuta’, promovido pela Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), completou nesta quarta (6) um mês desde que iniciou os atendimentos. Segundo o coordenador do Departamento de Saúde Mental da SMS, o psicólogo Sérgio Marçal, o ‘Saúde Mental na Escuta’ é um acolhimento qualificado direcionado às pessoas que estão em estado de sofrimento emocional por conta da pandemia de Covid-19 e em decorrência do isolamento social.
O objetivo é evitar o adoecimento das pessoas e o agravamento das que já apresentam algum tipo doença psiquiátrica, explica Sérgio. “Avaliando o serviço realizado neste um mês de atendimento, cerca de 95% das queixas foram relacionadas a ansiedade devido o isolamento em si, seguida por tristeza, e busca de orientações sobre a Covid-19”, relata o diretor de Atenção Psicossocial. Com relação à distribuição de faixa etária, a prevalência é de 70% dos atendimentos voltados para mulheres adultas, de 18 a 50 anos.
O ‘Saúde Mental na Escuta’ não substitui os psicólogos da Atenção Básica de Saúde ou dos Centros de Atenção Psicossocial para casos de urgência e emergência, diz Sérgio. “Todos os casos recebidos pelo serviço tiveram escuta ativa, acolhimento à queixa e foram encaminhados tanto para receberem atendimentos sociais da Secretaria de Desenvolvimento Social, conforme necessidade, quanto para outros serviços da Saúde Mental para continuidade do atendimento, orientados para reorganização da rotina nesse período, entre outros”, explica.
Quem precisar da ajuda pode entrar em contato pelos telefones: 3325-8391, 3314-8101, 3314-8707, 3316-1328, 3321-7642 e 3314-7277. O serviço conta com 13 profissionais entre psicólogos, terapeutas ocupacionais e assistentes sociais disponíveis 12 horas por dia, de segunda a sexta-feira das 7 às 19 horas.
Jorn. Clarice Sousa
Mapa do Site:
Av. Dom Luiz Maria Santana, 141 - Santa Marta - Uberaba/MG
Telefone: (34) 3318-2000
Atendimento ao Público: Das 12h às 18h