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Educação e Cultura

11/08/2020 - Professores da rede municipal apresentam trabalhos no III Seminário Mineiro de Educação Integral

Esta semana está acontecendo o III Seminário Mineiro de Educação Integral - UFTM/UNIUBE/SEMED, totalmente online e gratuito, organizado pelo Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Não Formal e Ensino de Ciências (GENFEC-UFTM), do Grupo de Estudos e Pesquisa em Interculturalidade e Educação em Ciências (GEPIC-UFTM), pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas em Corporeidade e Pedagogia do Movimento (NUCORPO-UFTM), do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Uberaba (PPGE-UNIUBE) e pela Secretaria de Educação de Uberaba (SEMED). A intenção é a defesa da Educação Integral enquanto concepção de Educação.

 

A professora de educação física, Karen Martins de Oliveira e a chefe do Departamento de Educação Física Escolar (Defe) apresentaram o trabalho “A importância da prática da natação para os alunos da educação em Tempo Integral I e II”, que tem como objetivo descrever a importância da Natação em Tempo Integral I e II, com relatos de experiências que descrevem os processos pedagógicos aplicados na modalidade com as turmas matriculadas nas oficinas. A conclusão apresenta desenvolvimento dos alunos em relação aos aspectos cognitivos, sociais, emocionais e afetivos, tendo uma melhora em seus condicionamentos: cardiorrespiratório, equilíbrio e coordenação motora. O estudo também mostrou uma interação efetiva das crianças e adolescentes, despertando seus interesses, auxiliando em seu desenvolvimento e obtendo uma resposta positiva por parte deles, tanto comportamental, emocional e física.

 

Para Karen, a natação é uma modalidade completa e encantadora e pode ser trabalhada de forma lúdica e recreativa para o melhor desenvolvimento dos praticantes. “Em 2016 iniciei o meu trabalho com a natação competitiva, com o intuito de treinar as crianças e adolescentes que vão avançando, levando-os a torneios internos e externos, tendo como foco principal uma ferramenta muito importante que é o esporte educacional dentro de uma educação pública e de qualidade”.

 

O diretor de Ensino da Secretaria de Educação, Bruno Inácio da Silva Pires, que também já atuou como diretor de escola, professor do ensino fundamental e é professor universitário apresentou dois trabalhos científicos: “Educação não formal e utilização dos museus: importância e perspectivas na visão dos coordenadores pedagógicos” e “Perfil dos coordenadores pedagógicos do município de Uberaba/MG: alinhamentos e possibilidades necessários frente a BNCC e a educação não formal”

 

“Essas discussões são positivas para agregar diálogo e construção de saberes para que exista aproximação entre os espaços e tempos educacionais. A proposta culmina com as diretrizes da BNCC que é a formação integral dos alunos, trabalhando as competências que o auxiliam a ser um protagonista social”, completa Bruno.

 

Jorn. Monica Cussi

 
 
 

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