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Serviços para promoção da saúde mental e prevenção do suicídio estão disponíveis o ano todo
O Setembro Amarelo é o mês de prevenção ao suicídio, mas os cuidados e promoção da saúde mental devem ser realizados durante todo o ano. A Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria de Saúde, reforça que mesmo durante a pandemia de Covid-19, os serviços da rede de Atenção Psicossocial do Município não param.
A rede pública de Uberaba conta com seis Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) na Atenção Básica, o Serviço Intermediário de Atenção Psicossocial – Dr. Francisco Mauro Guerra Terra (SIAP) e quatro Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), para casos graves, no acolhimento e atendimento de demandas de saúde mental.
Não é preciso encaminhamento para receber atendimento, basta procurar qualquer Unidade de Saúde ou CAPS que a pessoa será acolhida, orientada e direcionada para as unidades de referência, informa a gerente de serviços em saúde e psicóloga da Diretoria de Atenção Psicossocial, Amanda Menezes de Almeida. “Todos os serviços estão funcionando com algumas restrições e cuidados devido a pandemia de Covid-19, mas os pacientes graves nunca deixaram de ser atendidos, seja individualmente ou em grupos de, no máximo, três pessoas”, relata Amanda. A entrega de medicação também continuam acontecendo.
Saúde Mental na Escuta. O SIAP, segundo a psicóloga, também está atendendo remotamente pelo callcenter ‘Saúde Mental na Escuta’. Este serviço é disponibilizado pela Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), desde abril para buscar evitar o adoecimento das pessoas e o agravamento das que já apresentam algum tipo de doença psiquiátrica, devido a pandemia de Covid-19. Os profissionais da rede de Atenção Psicossocial acolhem as pessoas em sofrimento emocional em decorrência da pandemia e das medidas por ela acarretadas, como distanciamento social e isolamento domiciliar, e encaminham essas pessoas para o serviço mais adequado conforme a necessidade da demanda.
Duas linhas de telefone são voltadas para o atendimento dos profissionais que estão à frente do combate à Covid-19. São eles o 3314-8707 e o 3316-1328. A população em geral que precisar da ajuda pode ligar nos telefones: 3314-8707 e 3325-8391. O serviço está disponível 12 horas por dia, de segunda a sexta-feira das 7 às 19 horas.
A rede de atenção psicossocial. Além dos serviços já citados, Uberaba ainda conta com serviço de urgência e emergência na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) São Benedito; oferta de suporte hospitalar, com leitos para situações de urgência/emergência; e cinco residências terapêuticas.
Jorn. Clarice Sousa
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Telefone: (34) 3318-2000
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