ACESSIBILIDADE
-A
A
+A
Estender a mão a quem precisa é mais do que um gesto de solidariedade, é uma atitude humanitária. Foi a partir desse princípio que o Comitê Técnico-Científico de Enfrentamento à Covid-19 da Prefeitura de Uberaba e vereadores, juntos, decidiram receber 12 pacientes de Manaus com coronavírus. Eles chegam à cidade, neste sábado (23), num avião da Força Aérea Brasileira (FAB). Do aeroporto serão transferidos diretamente para o Hospital Regional em ambulâncias equipadas do Estado que já estão mobilizadas.
No Hospital Regional, uma ala específica com 12 leitos de UTI foi destinada para receber os pacientes. A decisão do Executivo, em conjunto com o Legislativo, saiu depois de reuniões que começaram no início da tarde desta sexta-feira e terminaram à noite. Ao final, falou mais alto o caráter humanitário que envolve essa ação. Com a decisão, Uberaba passa a ser a primeira cidade de Minas Gerais a acolher pacientes vindos do Amazonas.
Em pronunciamento gravado logo após a decisão e postado nas redes sociais oficiais do Município, a prefeita Elisa Araújo, ao lado do presidente da Câmara Municipal, vereador Ismar Marão, disse que esta sexta-feira foi o dia mais difícil de todos que viveu desde que decidiu abraçar a vida política. “Uma decisão que envolvia não só uma análise técnica, mas exigia de nós uma atitude humanitária. Como negar? Como dizer não a quem luta contra essa doença e tem em nossa cidade a única chance de sobrevivência?”, diz Elisa.
No vídeo, a prefeita também explicou que todos os pacientes não Covid internados atualmente no Hospital Regional serão transferidos para outras unidades de saúde de Uberaba. “Dessa forma, o Hospital Regional ficará exclusivo para tratamento da Covid-19, com capacidade garantida pelo Estado para habilitar mais leitos. Uberaba está tendo a chance de mostrar para o Brasil a sua capacidade de enfrentar a Covid-19 com gestão responsável e humanitária”, finaliza Elisa.
Desde o início do colapso no sistema de saúde de Manaus, 214 pacientes já foram transferidos para outros estados. A estratégia faz parte de uma Força-Tarefa realizada por meio de uma cooperação interestadual, com o apoio do Ministério da Saúde e Força Aérea Brasileira (FAB). Até o momento, foram transferidos pacientes para os estados do Piauí (9), Maranhão (39), Paraíba (15), Rio Grande Norte (28), Goiânia (32), Alagoas (14), Espírito Santo (36), Acre (3), Pará (23), e Distrito Federal (15).
A transferência é feita por meio de classificação de risco do protocolo de Manchester, que estabelece as prioridades de atendimento de acordo com a gravidade dos casos. Para ser transferido, o paciente deve apresentar sinais vitais (frequência cardíaca, respiratória e pressão arterial) estáveis, além de assinar um termo de consentimento.
O transporte aéreo é realizado em aeronaves de uso militar, adaptadas com equipamentos que garantem a estabilidade e segurança dos pacientes, sob responsabilidade da FAB.
Jorn. Marcelo Lemos
Atendimento ao público: 12h às 18h
Av. Dom Luiz Maria Santana, 141 - Santa Marta - CEP.: 38061-080 - Uberaba/ MG - Tel.: (34) 3318-2000