ACESSIBILIDADE
-A
A
+A
A prefeita Elisa Araújo reuniu-se, nesta terça-feira (23), com a diretoria do Sindicato dos Educadores do Município de Uberaba (Sindemu), para dialogar sobre as reivindicações recebidas pelo Executivo referentes à Educação Municipal.
Ao todo, foram apresentadas 19 reivindicações. Entre elas, a reestruturação dos espaços escolares; a criação de espaço no Portal da Transparência que mostre onde há cargos vagos e números de aulas excedentes disponibilizadas em cada unidade escolar; a possibilidade da escolha de gestores por meio de prova qualificativa, além de indicação da comunidade escolar para a definição de cargos de direção das unidades de Ensino, por meio de eleição democrática.
O grupo, formado pelo presidente do Sindemu, Bruno Ferreira; pela vice-presidente Ileuza Godoy; pela tesoureira do sindicato, Maria Cláudia de Farias e pelo diretor de Comunicação, Anízio Bragança Júnior, apresentou ainda o questionamento sobre a revitalização dos laboratórios de informática, com acesso à internet de alta velocidade e equipamentos necessários para o processo educativo.
A secretária municipal de Educação, Sidnéia Zafalon, enfatizou que estão avaliando a melhor forma de atender ao pedido. “Por meio de reunião virtual, estivemos falando com o Grupo Algar para que possamos oferecer conectividade para os alunos e também para os professores da rede municipal. Estamos aguardando a proposta para realizar o estudo de viabilidade”, explicou.
A prefeita aproveitou para informar aos dirigentes sindicais que, no final do mês de abril, será realizado o pagamento das aulas excedentes aos professores municipais da Educação Básica.
O grupo trouxe ainda a demanda de realização de concursos públicos de forma frequente. A prefeita explicou que, conforme a Lei 173/2020, não há possibilidade de realização de novos concursos públicos até 31/12/2021. “Essa lei nos impede de realizar um novo concurso esse ano, mas, para o próximo, iremos avaliar com muita atenção", informou.
A prefeita sinalizou positivamente para pontos como revisão do plano de carreira, análise da redução de carga horária para mães com filhos especiais, liberdade de Cátedra, inclusão de mestrado e doutorado na tabela de progressão na carreira de professor de Educação Infantil e Educador Infantil. Elisa destacou que, conforme a orientação federal, os servidores da Educação estão entre os grupos prioritários para receber as doses da vacina contra a Covid-19. Além disso, enfatizou que estão trabalhando para coibir formas de assédio moral nas escolas, promovendo formação contra as práticas.
A reunião contou ainda com a presença da subsecretária municipal de Educação, Cristiana Borges Magalhães; o secretário de Administração, Beethoven de Oliveira; o assessor regional de assuntos do Gabinete, Caio Presotto e o advogado da Secretaria Municipal de Educação, Leonardo Tosta.
“Estamos sempre disponíveis para o diálogo. Podem contar com o Governo Municipal, com a Secretaria de Educação. Educação é prioridade para nós. Queremos valorizar os professores. Acreditamos que somente por meio da educação é que vamos conseguir transformar de verdade a vida das pessoas”, finalizou Elisa.
Jorn. Rona Abdalla
Mapa do Site:
Av. Dom Luiz Maria Santana, 141 - Santa Marta - Uberaba/MG
Telefone: (34) 3318-2000
Atendimento ao Público: Das 12h às 18h