ACESSIBILIDADE
-A
A
+A
A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Departamento de Controle de Zoonoses e Endemias, realizou de forma on-line nesta quinta-feira (22) a 1ª reunião do Comitê de Enfrentamento das Arboviroses. Foram apresentadas as atribuições do Comitê e as competências que deverão ser desenvolvidas ao longo do trabalho, bem como foram definidas as datas para as próximas reuniões que acontecerão a cada dois meses.
O Comitê terá o papel de mobilizar a sociedade civil organizada, os órgãos públicos, instituições e demais membros da sociedade, para que todos, juntos, possam propor medidas de prevenção e controle das arboviroses no Município, bem como apontar ações educativas que possam auxiliar nesse trabalho.
A secretária adjunta de Saúde, Valdilene Alves, aponta que a retomada desse trabalho é de extrema necessidade para evitar a proliferação da dengue. “O Comitê será uma oportunidade de traçarmos metas e estratégias de como combater as arboviroses, sendo elas a dengue, a zica e a chikungunya”, pontuou.
Valdilene reforçou ainda a importância da população também se responsabilizar e contribuir nesse combate. “No Comitê, a participação de líderes comunitários, de associações, padres, pastores, pessoas que têm influência dentro do bairro da área, para que nos ajude a adentrar no domicílio, para combater possíveis focos e criadouros que já estão lá instalados, que os agentes têm dificuldade de entrar”, afirmou Alves.
O Comitê conta com a participação de representantes das secretarias e autarquias que compõem a Prefeitura, bem como entidades e associações da sociedade, somando 28 setores que foram elencados no Decreto nº 473, de 14 de abril de 2021, no Porta-Voz nº 1946.
O chefe do Departamento de Controle de Zoonoses e Endemias, Eduardo Plácido dos Santos, conduziu a reunião e apontou que o Comitê atuará como um indicador de metas e ajudará a criar iniciativas para a promoção de um trabalho em conjunto entre a sociedade e o Município. “O Comitê terá ainda esse papel de avaliar as ações que estão sendo executadas pelo Município e propor ideias que visam somar com a execução desse trabalho.”
Zoonoses segue no combate ao mosquito transmissor da dengue, zica e chikungunya. A Secretaria de Saúde, por meio do Departamento de Controle de Endemias e Zoonoses, segue promovendo diversas ações ao longo da semana visando o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como a dengue, zica e chikungunya. O departamento tem atuado em diversas frentes de trabalho, com agentes de combate a endemias visitando as casas da cidade, o trabalho com as bombas costais, o motofog, o mutirão de limpeza, o trabalho do Núcleo de Educação e a circulação do UBV – fumacê na cidade.
A aplicação do UBV (Ultra Baixo Volume) ou fumacê, no combate à dengue, nesta sexta-feira (23), acontecerá nos bairros Residencial 2000, Filinha Mendes, Jardim Baronesa, Jardim Espanha, Parque dos Girassóis e Morumbi.
Atendimento ao público: 12h às 18h
Av. Dom Luiz Maria Santana, 141 - Santa Marta - CEP.: 38061-080 - Uberaba/ MG - Tel.: (34) 3318-2000