ACESSIBILIDADE
-A
A
+A
A prefeita de Uberaba, Elisa Araújo, recebeu na manhã desta quinta-feira (29) o coordenador administrativo do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iphan MG), Victor Fonseca Lucchesi, para dialogar sobre os patrimônios históricos de Uberaba e repasse de peças do acervo ferroviário de Minas Gerais para a cidade.
Segundo Victor, a ideia é fazer gestão compartilhada dos itens por meio de convênio ou de um termo de cessão de uso. “Aplicaríamos no patrimônio que está "perdido" dentro do Iphan, repassaríamos para a gestão do Município, mediante o comprometimento na manutenção e restauro para que não seja deteriorado. O objetivo é que os itens passem de um lugar que está enclausurado para um lugar que será aproveitado pela população”, explicou o coordenador.
As peças que serão disponibilizadas pelo instituto fizeram parte das estações da antiga rede ferroviária de Minas Gerais como relógios, placas de sinalização e outras.
“Temos muito interesse nessa parceria com o Iphan para aumentar ainda mais a riqueza do acervo histórico da nossa Uberaba. Vamos avaliar junto à Secretaria de Desenvolvimento, Turismo e Inovação e também com a Fundação Cultural a melhor forma de recebermos o patrimônio”, afirmou Elisa.
Além da prefeita, participaram da reunião o secretário de Desenvolvimento, Turismo e Inovação, Rui Ramos; o presidente interino da Fundação Cultural de Uberaba, Cássio Facury; a responsável pela Diretoria de Turismo, Feiras e Eventos, Maria Aparecida Basílio e o assessor da Secretaria de Governo, Victor Von Silva.
Depois da reunião, o coordenador administrativo seguiu em comitiva para conhecer alguns pontos importantes na rota turística da cidade, como o Museu de Arte Sacra, instalado na Igreja Santa Rita e tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 1939.
“É a primeira vez que venho a Uberaba, tive uma percepção muito boa, e o Museu de Arte Sacra foi o que me trouxe aqui, por conta da gestão que é muito elogiada. Nós temos essa ideia da salvaguarda, da fiscalização, mas não temos a gestão e eu queria levar o conhecimento de como é esse modelo desenvolvido em Uberaba para Belo Horizonte, para a nossa superintendência para aplicar a dispersão do patrimônio que está enclausurada dentro do Iphan para os outros municípios”, enfatizou Victor.
A comitiva que acompanhou Victor Lucchesi na visita aos pontos turísticos e culturais foi composta pelo secretário de Desenvolvimento, Turismo e Inovação, Rui Ramos; pela diretora de Turismo, Feiras e Eventos, Maria Aparecida Basílio; pelo presidente interino da Fundação Cultural, Cássio Facury; pelas arquitetas do setor de Patrimônio Histórico, Daniela Velludo e Maria Thereza Oliveira e pelo historiador da Fundação Cultural, Gustavo Vaz. Acompanharam também, o presidente do Conselho de Patrimônio Histórico e Artístico de Uberaba (Conphau), Luiz Mário Molinar; o chefe do Departamento de Museus, Carlos Vitor Silveira; o assessor da Secretaria de Governo, Victor Von Silva, e o superintendente de Planejamento, Vinícius Martins.
Atendimento ao público: 12h às 18h
Av. Dom Luiz Maria Santana, 141 - Santa Marta - CEP.: 38061-080 - Uberaba/ MG - Tel.: (34) 3318-2000