WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

26/05/2021 - Plano de volta às aulas da Semed é sustentado em três eixos

Apresentação do plano de volta às aulas presenciais na rede municipal de ensino, no modelo híbrido e escalonado, será consolidada em um amplo documento a ser encaminhado ao Ministério Público na próxima semana.

O envio do material ficou acordado em reunião nesta quarta-feira (26), entre a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), e a Promotoria de Justiça de Defesa da Educação e dos Direitos da Criança e do Adolescente.

O plano é sustentado em três eixos: pacto com a segurança, pacto pelo acolhimento e pacto com a aprendizagem. No primeiro item são contempladas questões como cuidados para evitar a contaminação pelo novo coronavírus; em se tratando do acolhimento, a meta é trabalhar a recepção dos alunos e seus responsáveis, além dos servidores.

Já o pacto com a aprendizagem visa à formação de professores, avaliação diagnóstica, atividades remotas e presenciais, entre outras ações.
A Semed trabalha com a proposta de retomar as aulas após o recesso escolar de julho, inicialmente contemplando as 83 turmas de 5° ano, que totalizam 1.929 alunos distribuídos em 31 escolas da rede. Alunos do 3º período da EJA (Educação de Jovens e Adultos), 32 no total, também devem voltar.

Outra possibilidade colocada ao Ministério Público trata da inclusão das turmas do 9º ano e do pré-II no retorno em agosto, com os alunos do 5º ano e da EJA.

“Nós temos condições de voltar com essas turmas e, conforme os números da pandemia, após 15 dias do retorno, poderemos ampliar para outras séries”, disse a secretária de Educação, professora Sidnéia Zafalon. A titular da Pasta, contudo, pondera que outras questões têm que ser muito bem alinhadas para esse retorno, especialmente em se tratando do transporte escolar e alimentação.

Diretora de Ensino da Semed, Luciana Gouvêa fez a apresentação do plano de volta às aulas, bem como das ações desenvolvidas pela Pasta desde o início do ano, ao coordenador regional das Promotorias de Justiça de Defesa da Educação e dos Direitos da Criança e do Adolescente (Credca), promotor André Tuma.

O também promotor Rafael Calil Tannus (Infância e Juventude e Saúde) acompanhou a apresentação, que teve a participação do secretário de Saúde, Sétimo Bóscolo, da secretária de Comunicação, Celi Camargo, da procuradora-geral do Município, Fabiana Gomes Pinheiro Alves, do assessor de Assuntos Regionais da Prefeitura, Caio Presotto, que representou a prefeita Elisa Araújo, que cumpre agenda em Brasília, da secretária adjunta de Educação, Cristiana Borges e do assessor jurídico da Pasta, Leonardo Tosta.

Ao grupo, Sidnéia informou ainda que a Semed prepara uma cartilha, em parceria com a Comunicação, para a comunidade escolar voltar às aulas com segurança. A cartilha, que deverá ter versões impressa e virtual, trará informações sobre distanciamento social, higiene das mãos, entre outros cuidados para contenção do vírus.

Sétimo Bóscolo aprovou a proposta da cartilha para auxiliar na conscientização da comunidade escolar e citou como exemplo, que os pais não devem mandar seus filhos à escola se eles ou algum familiar estiverem com síndrome gripal, assim como os servidores.

“Vimos que o plano está construído e o que se busca é o equilíbrio para adequar a situação de pandemia com a necessidade de volta às aulas. Esperamos o material por escrito, porque nossa preocupação é a mesma de vocês: os alunos”, pontuou Tuma.

Sidnéia reiterou que a Educação não parou e todos os esforços estão sendo feitos para que o aluno da rede municipal usufrua de um ensino de qualidade.

 

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar