ACESSIBILIDADE
-A
A
+A
O Dia Nacional de Luta contra a Hanseníase será nesta quarta-feira, dia 27, e o Departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde oferecerá orientação e encaminhamento de dúvidas sobre a doença, no Calçadão da Arthur Machado.
A ação se realizará das 13h às 17h, e contará com cerca de 20 pessoas, dentre elas enfermeiros e médicos que farão a orientação e entrega de folders para a população. Segundo a diretora do Departamento de Vigilância Epidemiológica, Eliane de Lacerda Damasceno, esses profissionais vão orientar as pessoas para que elas possam identificar a mancha que indica a doença, mostrando a importância da prevenção e mostrando os serviços de saúde que a população pode procurar.
Em 2009, Uberaba teve 42 casos novos de Hanseníase, notificados e confirmados, 2 pacientes que vieram de regiões endêmicas em busca de tratamento e 1 paciente que retornou ao tratamento.
Sendo assim, há no momento, 45 pacientes em tratamento contra a Hanseníase no município. Hanseníase é uma doença infecto-contagiosa, de evolução lenta, que se manifesta principalmente através de sinais e sintomas dermatoneurológicos: lesões na pele e nos nervos periféricos, principalmente nos olhos, mãos e pés.
O comprometimento dos nervos periféricos é a característica principal da doença, dando-lhe um grande potencial para provocar incapacidades físicas que podem, inclusive, evoluir para deformidades. Estas incapacidades e deformidades podem acarretar alguns problemas, tais como diminuição da capacidade de trabalho, limitação da vida social e problemas psicológicos. São responsáveis, também, pelo estigma e preconceito contra a doença.
Por isso mesmo ratifica-se que a hanseníase é doença curável, e quanto mais precocemente diagnostica e tratada mais rapidamente se cura o paciente.
Mapa do Site:
Av. Dom Luiz Maria Santana, 141 - Santa Marta - Uberaba/MG
Telefone: (34) 3318-2000
Atendimento ao Público: Das 12h às 18h