ACESSIBILIDADE
-A
A
+A
Com o objetivo de orientar e normatizar feirantes/produtores, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em conjunto com a Secretaria de Fazenda (Sefaz), Agricultura (Sagri) e de Trânsito e Transporte Especiais (Settrans), iniciaram a I Campanha Educativa Normativa nas feiras da cidade. Nesta terça-feira (09), a ação percorreu as feiras do Bairro São Benedito, Valim de Melo, Vila Arquelal e Fabrício. Cerca de 30 pessoas estarão envolvidas durante toda a campanha que se encerrará no domingo (14), na Feira da Abadia.
Segundo o Diretor de Vigilância Sanitária, Djalma Bessa Ferreira, este é um trabalho que faz parte do Plano de Governo da SMS e que segue as determinações do prefeito Anderson Adauto para a rede municipal de saúde em Uberaba. “Neste contexto a campanha busca a promoção da saúde”, ressalta.
Logo nas primeiras horas, os fiscais da Vigilância Sanitária percorreram todas as barracas e realizaram a distribuição de cartilhas informativas e orientações sobre a conservação dos alimentos, as maneiras de manipular, as melhores formas de expor os produtos e os malefícios do descuido.
De acordo com Djalma, outro ponto fundamental da campanha é a orientação da população, já que ela é a mais interessada nas questões de promoção à saúde. “Um exemplo clássico que acontece nas feiras e que as pessoas devem estar atentas, são as vendas de produtos animais como ovos, doces de leite, queijo e de conserva expostos ao sol. Isto altera as propriedades do alimento”, explica o diretor da Vigilância Sanitária.
Para coibir os vendedores “extra feira”, o Departamento de Posturas da Settrans, realizou um trabalho de orientação dentro e fora do perímetro da feira, onde os feirantes não cadastrados foram orientados a fazer a regularização junto à Sagri para o exercício da profissão.
Segundo o Diretor do Departamento de Gestão de Agronegócios, Luis Fernando Macedo Santana, dois agentes do Serviço de Inspeção Municipal também realizaram orientações entre os feirantes/produtores para buscarem a certificação dos produtos. “De uma forma geral esta ação vai contribuir para a higiene e para a melhor forma de manipulação dos alimentos”, destaca.
Após a visita dos técnicos e agentes sanitários, os feirantes/produtores terão 30 dias para se adequarem às normas, caso seja necessário. Para outras informações e/ou esclarecimentos, basta em contato com a Vigilância Sanitária de Uberaba, pelos telefones 3331-2737 ou 3331-2738. O cidadão também pode entrar em contato através do Fala Cidadão, pelo número 3318-0800 ou pela Ouvidoria da Secretaria Municipal de Saúde, 3331-2757 e 3331-2745.
A cidade de Uberaba conta atualmente com 21 feiras e 02 feirões, totalizando 23 eventos, sendo 06 matinais e 17 noturnos. Este importante comércio popular de produtos hortifrutigranjeiros, alimentos e artesanatos são praticados por 670 feirantes e emprega cerca de 1.200 pessoas. Dos 117 bairros da cidade cerca de 60 são atendidos pelas feiras, pelas quais passam semanalmente cerca de 35.000 pessoas.
Av. Dom Luiz Maria Santana, 141 - Santa Marta - Uberaba/MG
Telefone: (34) 3318-2000
Atendimento ao Público: Das 12h às 18h