ACESSIBILIDADE
-A
A
+A
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Seds) e o Conselho Municipal dos Direitos do Idoso realizam pré-conferências, às 13 horas da próxima quarta-feira (dia 13) na Unidade de Atenção ao Idoso (UAI) e às 14 horas de quinta-feira (dia 14) no Asilo São Vicente de Paula.
A III Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Uberaba acontecerá nos dias 27 e 28 de julho, a partir das 8 horas, na sede da UAI, na avenida Leopoldino de Oliveira. O tema geral das discussões e propostas é “O compromisso de todos por um envelhecimento digno”.
De acordo com a presidente do Conselho dos Direitos do Idoso, Eralma Carleto, a redução das taxas de mortalidade, nas últimas décadas do século passado, mudou o perfil demográfico do Brasil, deixando de ser um país de “jovens”. O envelhecimento passou a ser uma questão essencial para as políticas públicas. A população idosa com mais de 60 anos representa 8,6% dos brasileiros e em 2025 chegou a 32 milhões de idosos, fazendo que a atenção se volte para as políticas públicas que contribuam para a manutenção da autonomia, valorizem as redes de suporte social e promovam a saúde ao idoso.
Os desafios trazidos pelo envelhecimento da população têm diversas dimensões e dificuldades, mas nada é mais justo do que garantir ao idoso a sua integração na comunidade. O envelhecimento da população influencia o consumo, a transferência de capital e propriedades, impostos, pensões, o mercado de trabalho, a saúde e assistência médica, a composição e organização da família. É um processo normal, inevitável, irreversível e não uma doença. Portanto, não deve ser tratado apenas com soluções médicas, mas também por intervenções sociais, econômicas e ambientais, observa o Conselho, ressaltando a importância das conferências municipais, estaduais e nacional.
Mapa do Site:
Av. Dom Luiz Maria Santana, 141 - Santa Marta - Uberaba/MG
Telefone: (34) 3318-2000
Atendimento ao Público: Das 12h às 18h