ACESSIBILIDADE
-A
A
+A
Até o final do mês a Pedreira de Léia será substituída
Com o objetivo de sanar os problemas gerados pelo resíduo da construção civil, Uberaba contará com um aterro especifico. Situado na Avenida Filomena Cartafina, no quilômetro 12, o novo aterro sanitário irá substituir a atual Pedreira de Léa. A previsão de funcionamento é para o final deste mês.
Segundo o subsecretário de Meio Ambiente, Rodrigo Barros, o aterro será operacionalizado por uma empresa contratada pelo município. “Neste mesmo local será operacionalizado até o final o aterro regional e industrial. Passando a funcionar, devido iniciativa do Ministério Público, ocorrerá à desativação legal da pedreira, assim como o trabalho de recuperação da área degradada”, ressalta.
Os grandes geradores de resíduos da construção civil destinarão para o local os materiais produzidos. Os pequenos geradores podem destinar os seus resíduos para os ecopontos. Destes locais, o lixo da construção é encaminhado para o aterro sanitário municipal. No local, ele é utilizado para estabilização de taludes.
O material pode ser reaproveitado. Segundo o subsecretário, no primeiro momento vai depender do volume, para o empreendedor ver a melhor maneira de reaproveitar o material. “Mas já existe a viabilidade de um britador. Além disso, o material pode ser utilizado na usina de asfalto”, observa.
Atendimento ao público: 12h às 18h
Av. Dom Luiz Maria Santana, 141 - Santa Marta - CEP.: 38061-080 - Uberaba/ MG - Tel.: (34) 3318-2000