ACESSIBILIDADE
-A
A
+A
A Secretaria de Meio Ambiente e Turismo (Semat) iniciou uma capacitação com o objetivo de identificar as dificuldades dos operadores dos ecopontos, a fim de orientá-los quanto aos procedimentos corretos de segregação dos materiais recebidos. O treinamento terá duas etapas, uma coletiva e outra individual.
Na segunda-feira (dia 31) foi realizada a 1ª etapa, onde estiveram reunidos 16 colaboradores da empresa terceirizada Angra, que opera os ecopontos. Nesta capacitação foram abordados temas como meio ambiente, impactos ambientais, resíduos sólidos e ainda a importância das unidades para o pequeno gerador e para a limpeza da cidade.
Os ecopontos são áreas de entrega voluntária de materiais inservíveis, ou seja, que não servem mais. Podem receber todos os resíduos da construção civil, tais como cimento, entulho e tijolo, restos de azulejos e madeiras e outros materiais volumosos como móveis velhos e ainda sobras de poda de árvore, óleo de cozinha usado, pneus, animais de pequeno porte. Tudo em pequena quantidade (máximo 1m³), pois a área é destinada a atender o pequeno gerador. Enfim, os ecopontos são uma solução para acabar com o despejo clandestino desses materiais em vias públicas, margens de córregos, rios e terrenos baldios, que acabam por gerar problemas de enchentes, saúde pública e onerando o orçamento municipal.
A 2ª etapa será realizada individualmente, de forma mais específica a fim de resolver os problemas individuais na operação de cada ecoponto. Com esta capacitação espera-se prestar um serviço cada vez de melhor qualidade para a população, que brevemente também será conscientizada da importância dos ecopontos.
Mapa do Site:
Av. Dom Luiz Maria Santana, 141 - Santa Marta - Uberaba/MG
Telefone: (34) 3318-2000
Atendimento ao Público: Das 12h às 18h