ACESSIBILIDADE
-A
A
+A
A Secretaria de Meio Ambiente e Turismo (Semat) está coletando dados para um levantamento do serviço de coleta seletiva na cidade. O objetivo, a partir desses dados, é estimar o valor necessário de investimento por parte da PMU para expandir o serviço na cidade, identificar falhas e propor novas alternativas na metodologia do serviço quanto a parte estrutural, logística e etc. A expectativa do prefeito Anderson Adauto é de triplicar a coleta seletiva feita atualmente.
Para o subsecretário de Meio Ambiente e Turismo, Rodrigo Barros, o principal objetivo da coleta seletiva é a melhoria da qualidade de vida da população e dos que vivem da coleta do lixo. “Além de promover a redução dos problemas econômicos, sociais e ambientais com a geração de trabalho e renda para os catadores da comunidade, através da venda dos recicláveis, há também a colaboração com a redução da quantidade de resíduos destinados ao aterro sanitário. Com a coleta seletiva, cerca de 42% desses recicláveis deixam de ir para o aterro sanitário”, observa Rodrigo Barros.
A previsão é que até meados de março a Semat termine o levantamento e apresente os dados ao Executivo. O programa de Coleta Seletiva de Uberaba é parte integrante do sistema municipal de gestão de resíduos sólidos. Estima-se que sejam movimentadas 1.650 toneladas de recicláveis por mês na cidade. Atualmente, duas cooperativas fazem o trabalho de coleta seletiva, o Grupo Cáritas e a Cooperu. Durante todo o ano de 2010, as cooperativas comercializaram cerca de 630 mil quilos de recicláveis.
Mapa do Site:
Av. Dom Luiz Maria Santana, 141 - Santa Marta - Uberaba/MG
Telefone: (34) 3318-2000
Atendimento ao Público: Das 12h às 18h