ACESSIBILIDADE
-A
A
+A
Foto: Sebastião Santos
Realizada no último sábado (13), no Cemea Abadia, a 3ª Conferência Municipal da Igualdade Racial. O evento foi realizado pela Prefeitura Municipal de Uberaba, através da Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres e teve como tema principal “Democracia e Desenvolvimento sem Racismo: Por uma Uberaba Afirmativa”. Além das discussões em torno do tema, o encontro foi marcado pelas apresentações culturais, a exemplo do Terno de Congado Moçambique – Zumbi dos Palmares e do Coral Afro, comandado por Maria Inês Fernandes.
A Conferência teve indicativo de promover valioso encontro entre a sociedade civil e os governos que, em conjunto, avaliam, reafirmam e ampliam a implementação das políticas públicas na União, Estados e Municípios. Durante o evento, os participantes foram divididos em grupos de estudos e abordaram quatro eixos: Estratégia para o desenvolvimento e o enfrentamento ao racismo; Políticas de igualdade racial no município, no Estado e no Brasil – avanços e desafios; Arranjos institucionais para assegurar a sustentabilidade das políticas de igualdade racial e Participação política e controle social – igualdade racial nos espaços de decisão – mecanismos de participação da sociedade civil no monitoramento das políticas de igualdade racial.
Na abertura do evento o prefeito Paulo Piau ressaltou o trabalho que está sendo realizado na luta pela igualdade social como também as ações que seu governo tem realizado com este objetivo. “Este governo tem o compromisso com a raça negra, como também com todas as ações que visam à vida e a igualdade social. Não podemos aceitar qualquer ato ou manifestação contrária a este posicionamento. Buscamos a justiça social, a liberdade social e faremos de nossa gestão a administração voltada para o povo”, disse o prefeito.
“Hoje temos em Uberaba governantes comprometidos com a Raça Negra e com os movimentos culturais de nossa cidade, isto é um avanço, não só para esta ou aquela classe, mas sim para todos os cidadãos uberabenses”, destacou a coordenadora de Políticas Públicas Para Mulheres, Elizabete Cardoso Nascimento.
O professor, pesquisador, escritor e consultor educacional, Geraldo da Silva, proferiu palestra sobre o tema e abordou vários assuntos entre eles a igualdade racial. Geraldo destacou a evolução das ações realizadas pelos movimentos como também o empenho e participação dos governantes em defender a causa. “Já avançamos bastante, mas ainda temos muito que fazer. É com o trabalho realizado nas conferências municipais que avançamos as discussões pertinentes às questões raciais e podemos apresentar propostas de grande interesse para a comunidade de modo geral, em todos os sentidos”, frisou ele.
Durante a conferência foram eleitos 18 delegados escolhidos pelo município e pelos integrantes da sociedade civil que participarão da etapa estadual prevista para acontecer no mês de agosto em Belo Horizonte.
Atendimento ao público: 12h às 18h
Av. Dom Luiz Maria Santana, 141 - Santa Marta - CEP.: 38061-080 - Uberaba/ MG - Tel.: (34) 3318-2000