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Infraestrutura

25/07/2013 - Obras dos terminais estão em ritmo acelerado

Foto: Sebastião Santos

Acompanhando de perto as obras dos Terminais de transporte coletivo localizados na Univerdecidade e nas proximidades do conjunto Manoel Mendes, o secretario de Infraestrutura, Roberto Indaiá, afirmou que as obras estão tendo a celeridade determinada pelo Prefeito Paulo Piau. Segundo ele, recentemente, o prefeito reuniu a equipe e pediu empenho para que as obras fossem concluídas até setembro. “Sabemos que o prazo é apertado, mas estamos acompanhando a evolução da obra junto às empresas encarregadas. Colocamos todos de prontidão e dentro de 15 dias que tivemos esta reunião com o prefeito é possível perceber que o trabalho está sendo executado em ritmo acelerado”, explicou.

De acordo com Indaiá, o terminal oeste, de responsabilidade das empresas Líder e Piracicabana, teve concluído uma etapa importante no tocante à rede elétrica, bem como ações para evitar possíveis enchentes no terminal.

“Estamos colocando manilhas de fora a fora de 1,50m para auxiliar na captação de águas pluviais que descem das ruas Alfém Paixão e da Gabriela Castro Cunha, bem como conseguimos, com o apoio da Cemig, agilizar a recolocação dos postes. A previsão da Cemig era realizar este trabalho em 180 dias, em reunião com o diretor Hudson, repassamos a solicitação de agilidade por parte do prefeito e ele nos atendeu, entregando o trabalho em dois dias. Ou seja, estamos trabalhando para que tudo esteja pronto dentro do prazo determinado”, explicou.

Sobre o terminal leste, de responsabilidade da Prefeitura, a obra também prossegue. Segundo Indaiá, a empresa responsável está fechando o perímetro, preparando os pilares para a cobertura e também a base onde serão estacionados os ônibus. Ele disse ainda que as coberturas metálicas estão prontas e estão concluindo a readequação do projeto no tocante aos banheiros e bilheteria, “mas isso é rápido e em breve também terá início a esta parte”.

Projeto - Os terminais fazem parte do sistema BRT – Bus Rapid Trafic, cujo projeto está orçado em R$ 7 milhões, prevendo um sistema de ônibus de alta capacidade, ágil, confortável e eficiente. O objetivo do BRT é eliminar 60% dos mais de 100 ônibus convencionais que circulam pela cidade. Com o sistema implantado, o passageiro poderá fazer até três integrações numa sequência de destinos num intervalo de até uma hora e meia.

Atualmente são transportados 68 mil passageiros por dia e com o projeto a expectativa é aumentar este número em 18%. O BRT deve reduzir o número de linhas de 36 para 32, e a velocidade deve subir de 15km/h para 25km/h, entre outras melhorias.

Vale lembrar que esta é a primeira etapa do projeto. A segunda etapa, que prevê a implantação do eixo sudoeste e sudeste, que liga a região do Beija Flor ao bairro Gameleira, tem recurso da ordem de R$ 44 milhões já assegurado, através do Ministério das Cidades, restando a Caixa Econômica Federal autorizar a obra, para que o município possa licitar o serviço.




 

 
 
 

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