ACESSIBILIDADE
-A
A
+A
Dados de 2013 ainda não foram fechados, mas nos últimos anos Uberaba caiu de 8º para o 12º lugar
Prefeito Paulo Piau e secretário da Fazenda, Wellington Fontes, realizaram nesta quarta-feira (11) uma visita a Superintendência Regional da Fazenda no intuito de fortalecer o relacionamento entre estado e município. “Estamos buscando os órgãos públicos estaduais e federais para formatar uma parceria efetiva entre as forças. Não podemos dissociar. O interesse do estado e da união são os mesmos interesses do município”, reforça Piau.
Durante o encontro, Paulo Piau conversou sobre o Valor Adicionado Fiscal – VAF- que Uberaba recebe. O prefeito ressaltou que Uberaba é a 8ª cidade em número de habitantes e a 12º no VAF. Isso significa que o dinheiro está voltando para o estado de Minas Gerais, um dinheiro que poderia ser investido na educação, na saúde, na segurança pública e em vários outros segmentos da cidade. “Alguma coisa está errada nesse meio de caminho. A Superintendência da Receita Estadual nos recebeu com toda boa vontade, e vamos debater em conjunto no sentido de encontrar o caminho para Uberaba receber mais do que está recebendo porque é um dinheiro muito importante que pode ser investido em todos os setores da sociedade”, afirma Piau.
A superintendente da Receita Regional da Fazenda de Uberaba, Aparecida Dusolina Fortes Dias, destaca que a iniciativa do prefeito em visitar a superintendência é excelente. “Manter uma parceria com o município é muito importante e esse estreitamento de laços só tem a acrescentar. Trocamos informações e vamos buscar resultados positivos para Uberaba através de ações conjuntas. O prefeito fez algumas indagações com ponderações pertinentes ao desenvolvimento do município, principalmente ao índice de verbas que esta chegando à cidade por forma do VAF. A preocupação procede e a superintendência irá ajudar dentro das possibilidades para desenvolver uma parceria sólida entre as duas instituições públicas”, pondera Aparecida.
Já o coordenador regional da Superintendência da Fazenda, Sidney Pimenta Alvim disse que realizou um estudo sobre a situação de Uberaba com relação ao VAF. “Temos um verdadeiro diagnóstico daquilo que tivemos de resultado do Valor Adicionado Fiscal – VAF. A partir desses dados, seguindo a tendência dos últimos anos, projetamos o que poderia ser feito no futuro. Nossos dados ajudará muito a prefeitura no sentido de elaborar um planejamento estratégico voltando às atenções para a recuperação das verbas que Uberaba vem perdendo”, destaca Sidney.
Durante a reunião foi citado que o valor do VAF é medido, sobretudo, por meio de informação. O prefeito acredita que possa estar ocorrendo falta de preocupação quando se registra os dados do município o que acarreta na perda de verbas. O prefeito convidou Sidney para apresentar o estudo aos secretários municipais para que os mesmos cobrem mais precisão aos encarregados de registrar as informações do município.
A superintendente da receita destaca que o encontro foi pontual e bastante produtivo, pois surgiram assuntos de extrema relevância para o desenvolvimento do município. “A preocupação dos gestores municipais também é algo que preocupa o estado, inclusive já fizemos levantamentos com diagnósticos de ações que visam reverter à situação. Falamos sobre o VAF, IPVA, características da região e área de saúde. A reunião rendeu e foi muito importante, um verdadeiro pontapé inicial para aprofundarmos as discussões daqui para frente”, destaca Aparecida.
O secretário da Fazenda, Wellington Fontes destacou que a aproximação entre estado e município é muito positiva. “Fomos muito bem recebidos e a partir daqui as relações tendem a se ampliar ainda mais. Os interesses são comuns e é importante que haja esse estreito relacionamento para que possamos fazer com que a cidade cresça ainda mais”, corrobora Fontes.
Jorn. Natália Melo
Mapa do Site:
Av. Dom Luiz Maria Santana, 141 - Santa Marta - Uberaba/MG
Telefone: (34) 3318-2000
Atendimento ao Público: Das 12h às 18h