ACESSIBILIDADE
-A
A
+A
Foto: Sebastião Santos
Realizado nesta terça-feira (12), no auditório da Câmara dos Diretores Lojistas de Uberaba - CDL, o Fórum Interinstitucional de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes do Estado de Minas Gerais – (FEVCAMG). O encontro reuniu dezenas de pessoas, representantes de instituições públicas e privadas de Uberaba e região, e teve como objetivo principal fomentar a interiorização das ações desenvolvidas pelo FEVCAMG – Projeto Minas agindo em Rede.
Várias situações do Triângulo Mineiro, referente ao enfrentamento da Violência Sexual contra Criança e Adolescente, foram apresentadas e discutidas com o público presente. Entre os pontos de destaque, está a importância do trabalho em Rede para a efetivação do Sistema e da Garantia de Direitos da Criança e Adolescente. O atendimento humanizado às vitimas de Violência Sexual: A Experiência no protocolo de humanização, também foi tema de discussão. Todas as propostas foram apresentadas e discutidas em planos de trabalho com toda a equipe do fórum.
O acompanhamento e monitoramento das ações do Plano Nacional e Estadual de Enfrentamento da Violência Sexual infanto-juvenil; o debate sobre a questão dos direitos sexuais de crianças e adolescentes; monitorar e incidir no orçamento público, com foco nos recursos para o enfrentamento da violência sexual, como também, mobilizar e articular a sociedade civil e o Poder Público para o enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes, foram tópicos apresentados no encontro.
“A interiorização das ações de enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, ainda é um grande desafio, não só do poder público, mas também de toda a rede privada. Com uma integração maior, teremos ações mais eficazes”, disse a promotora da Vara da Infância e Juventude de Belo Horizonte, Maria de Lourdes Santagema. A promotora destacou ainda, que a cada dia aumenta a responsabilidade da sociedade, e que encontros como este tem efeito multiplicador diante dos demais municípios.
A secretária municipal de Desenvolvimento Social, Ângela Dib, salientou o trabalho realizado pelo município de Uberaba onde já conta com vários setores envolvidos na rede de proteção. “Esta ação está acima de qualquer situação partidária e aqui podemos contemplar esta situação, onde temos reunidos em um mesmo lugar, representantes de prefeituras, instituições e entidades buscando o mesmo objetivo, fortalecer a Rede de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes”, finalizou Ângela Dib.
Mapa do Site:
Av. Dom Luiz Maria Santana, 141 - Santa Marta - Uberaba/MG
Telefone: (34) 3318-2000
Atendimento ao Público: Das 12h às 18h