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Governo

26/11/2013 - Reunião Pública sobre o Projeto de alteração no trânsito é nesta terça

O projeto de alteração no trânsito desenvolvido em função da implantação do corredor de ônibus BRT será apresentado à comunidade nesta terça-feira, dia 26, em uma reunião pública no anfiteatro do Centro Administrativo da Prefeitura Municipal de Uberaba, às 18h30.

A apresentação será feita pelo diretor da empresa Transzum, Alexandre Zum, especialista em trânsito e transporte. O projeto já foi apresentado na última quinta-feira dia 21, a entidades classistas como ACIU, CDL, Cigra, Sindicato dos Taxistas e jornalistas. A idéia é que a população compareça a audiência pública com questionamentos embasados nas informações divulgadas.

As alterações no trânsito estão embasadas em um levantamento de informações e dados sobre o trânsito de Uberaba, realizado com a utilização de quatro unidades móveis de contagem de fluxo por câmera, que registrou durante 24 horas o fluxo de veículos e análise das conversões contemplando todo o sistema viário, transporte coletivo, e análise das vias paralelas e transversais no entorno do corredor leste/oeste, a fim de estabelecerem uma contagem da engenharia de tráfego.

Durante a apresentação as entidades classistas o Prefeito Paulo Piau lembrou que ao assumir o governo, o projeto do BRT não era composto por um sistema semafórico e, por isso, a decisão de fazer uma licitação para avaliar o trânsito de Uberaba, que embasasse um projeto deste porte e que garantisse segurança e acessibilidade aos pedestres, bem como melhorasse o transporte coletivo e desse fluidez ao tráfego de veículos.

Com o estudo, foi possível que a empresa estabelecesse um sistema semafórico inteligente que garantirá que os ônibus operem com agilidade e segurança, sincronizando semáforos e permitindo uma passagem segura dos pedestres, ao mesmo tempo em que viabiliza a passagem de veículos pelas ruas que cortam a avenida, sem prejudicar o sistema BRT.

Dentre as mudanças que estão no projeto está o cruzamento da Avenida Leopoldino de Oliveira com Major Eustáquio e Fidelis Reis que será extinto, uma vez que, naquele local, por hora, foram registrados 3.500 veículos, dos quais, apenas 10%, cerca de 350 veículos, convergem à esquerda, sentido Fidelis Reis. Pelo projeto, a Fidelis Reis terá mão única, sentido centro-bairro, com estacionamento 45º e a João Pinheiro manterá o sentido bairro-centro.

Outra mudança é a abertura do canteiro central para quem desce do estádio Uberabão, que poderá cruzar a Leopoldino de Oliveira e subir pela Avenida Bento Ferreira. Com foco no trânsito dos ônibus, a rotatória da Leopoldino com a Avenida Santos Dumont, será retirada. Neste local também a conversão será extinta, visto que apenas 20% dos veículos convergem à esquerda, sentido Leopoldino/Santos Dumont.

A rua Governador Valadares voltará ao antigo sentido. No entanto, será a partir da Rua Alaor Prata em direção a Avenida Gabriela Castro Cunha. No sentido de criar um sistema Triário, a Rua Cel. Manoel Borges terá a mão invertida, ficando no sentido centro/Mercado Municipal. Vale ressaltar que o mesmo acontecerá com a Rua Afonso Rato que receberá o fluxo da Leopoldino, através das Ruas Jaime Bilharinho e Antonio Pedro Naves.

A Rua Santo Antonio, conforme está no projeto, apresenta proposta de mudança, invertendo o fluxo da via que seguirá da Guilherme Ferreira até a Avenida Alexandre Barbosa, inclusive com proposta de segurança para entrada de alunos do Colégio Marista. A rotatória da UPA do Parque do Mirante, também será modificada, sendo cortada ao meio, garantindo estacionamento para o transporte coletivo, enquanto os outros veículos a contornam.  Os dois terminais do transporte coletivo também terão sinalizações específicas garantindo a segurança dos pedestres.

Segundo o secretário de Planejamento, Cláudio Junqueira é importante a participação da população para que ela fique a par das mudanças e saber o motivo das alterações conhecendo todo o processo que originou as decisões que foram tomadas.

Jorn. Natália Melo

 
 
 

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