ACESSIBILIDADE
-A
A
+A
Ações em torno do 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, estão sendo articuladas em conjunto pela Prefeitura de Uberaba, por meio das Secretarias de Educação (Semed) e Governo (Segov), Ministério Público Estadual e Federal, Polícia Civil, além da sociedade civil organizada.
Em reunião virtual, esta semana, o coordenador Regional das Promotorias de Justiça de Defesa da Educação e de Defesa da Criança e do Adolescente do Triângulo Mineiro, promotor André Tuma, posicionou algumas estratégias de atuação para marcar a data.
“A ideia é fazer uma ampla campanha junto às escolas, tanto públicas quanto privadas, por meio da capacitação dos educadores, para que sejam multiplicadores dessas ações que têm por finalidade proteger as crianças e adolescentes”, pontuou a secretária municipal de Educação, professora Sidnéia Zafalon.
A titular da Semed acompanhou a reunião proposta pelo Ministério Público, que teve ainda a participação da coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres na Secretaria de Desenvolvimento Social, Anna Maia Andrade, a titular da Delegacia de Mulheres da Polícia Civil, Mariana Pontes, do promotor de Justiça Federal, Rafael Calil Tannus, do assessor da Segov, Victor Von, e da diretora do projeto Mulheres do Bem, Renata Nogueira.
A campanha também visa conscientizar a sociedade e as autoridades sobre a gravidade da violência sexual.
Boletim epidemiológico do Ministério da Saúde aponta para um crescimento da ordem de 83% nos casos de violência contra crianças e adolescentes entre os anos de 2011 e 2017.
Também segundo dados do Ministério, crianças com idade entre 1 e 5 anos, na maioria das vezes meninas, são as mais susceptíveis à violência. Além disso, os registros mostram que as adolescentes entre 10 e 14 anos são as principais vítimas desses casos.
Abuso sexual e exploração sexual são distintos, sendo que o primeiro ocorre quando um adulto pratica ato libidinoso com uma criança ou adolescente. Já oferecer menor de 18 anos como instrumento de satisfação sexual configura a exploração.
As ações que serão desencadeadas no âmbito da campanha, em Uberaba, terão como ferramenta principal a internet, considerando a pandemia do novo coronavírus e as restrições para seu combate.
Memória – O 18 de maio foi escolhido para o Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, pois nesse dia, há 47 anos, a menina Araceli Crespo, então com oito anos, foi estuprada e assassinada em Vitória (ES). O caso segue sem solução até hoje.
O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes foi instituído oficialmente no País por meio da Lei nº 9.970/2000.
“A Educação é parceira de primeira hora dessa campanha. Vamos orientar as famílias, as crianças e os adolescentes numa grande ação pelo bem”, finalizou Sidnéia.
Atendimento ao público: 12h às 18h
Av. Dom Luiz Maria Santana, 141 - Santa Marta - CEP.: 38061-080 - Uberaba/ MG - Tel.: (34) 3318-2000