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Infraestrutura

14/12/2013 - Obra entra em fase de fundação dos pilares de sustentação da cobertura

Por determinação do prefeito Paulo Piau, teve inicio nesta quinta-feira (12), a obra de fundação dos pilares de sustentação da cobertura do Terminal de Ônibus Oeste - Uberabão, que vai abrigar o sistema BRT (Bus Rapid Transit).

A construção do Terminal Oeste é de responsabilidade das empresas que prestam o serviço de transporte coletivo na cidade, Piracicabana e Líder. No local já foram feitas várias ações de preparação do terreno como a complementação da base da pista principal onde passarão os ônibus, a complementação da pista da direita (recém-implantada), a interligação da drenagem especial de segurança do lado esquerdo e a colocação de postes e energia elétrica.

De acordo com o secretário de Infraestrutura, Roberto Indaiá, as obras de implantação estão seguindo cronograma ajustado entre as partes. Nesta etapa de fundação, os serviços serão executados pela construtora Toubes, empresa contratada pelas prestadoras do serviço do transporte coletivo. “Se a chuva não atrapalhar, no inicio do ano já teremos toda parte estrutural pronta, só aguardando a cobertura, a exemplo do que já foi realizado no Terminal do setor leste, localizado no Bairro Manoel Mendes”, disse Roberto Indaiá.

 A construção dos dois terminais Leste/Oeste, instalados em lados opostos da Avenida Leopoldino de Oliveira, fazem parte do projeto do BRT (Bus Rapid Transit), que é a solução adotada para resolver os problemas de trânsito na área central do município.

As estações tubos, que farão a ligação dos dois terminais, já foram instaladas no canteiro central da Avenida Leopoldino de Oliveira, e já estão sendo ajustadas. Será feita ainda a instalação de faixas de separação dos BRTs na pista. A eliminação de pontos de conversão à esquerda, é outra ação que está sendo planejada para a execução. A instalação de sensores nos semáforos, capazes de agilizar a abertura e o fechamento para a passagem dos ônibus, também faz parte da execução dos serviços para o bom funcionamento do sistema.

A meta do BRT é eliminar 60% dos 103 ônibus convencionais que hoje circulam no centro da cidade. Com o novo sistema BRT, o passageiro poderá fazer até três integrações numa sequência de destinos com um intervalo de até uma hora e meia. Serão utilizados na frota inicial 14 ônibus do tipo padron, com motor traseiro e capacidade para 100 pessoas.

As obras estão sendo realizadas na sua maior parte com recursos próprios, mas também por meio de convênios com empresas em Parceria Público/Privada (PPP). O valor da implantação do corredor leste/oeste será em torno de R$ 8 milhões.

 

Jorn. Kiko Marinelli

 
 
 

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