WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Meio Ambiente

31/05/2014 - Secretaria de Meio Ambiente lança dois projetos voltados para Coleta Seletiva no município

Foto: Sebastião Santos

A Secretaria de Meio Ambiente lançou nesta sexta-feira, dia 30, dois projetos voltados para o combate à poluição e redução de resíduos sólidos, sendo eles, o projeto Ações Conscientes por uma Cidade Mais Limpa e o projeto Coleta Seletiva.

A gestora de projetos Socioambientais da seção de Educação Ambiental da SEMAT, Letícia Rezende Giani, destacou que a proposta desses dois projetos é a gestão de resíduos sólidos no município. “A Coleta Seletiva é o recolhimento dos materiais recicláveis, que tem como objetivo promover o desenvolvimento social e econômico com a qualidade ambiental através da atuação diária da comunidade, da organização dos catadores, do poder público e do privado, focando na responsabilidade compartilhada. O Ações Conscientes por uma Cidade Mais Limpa é a conscientização da população sobre os descartes inadequados que acontecem nas vias públicas e que comprometem a saúde da nossa cidade”, explica Giani.  

O secretário Interino de Meio Ambiente, Marco túlio Machado Borges, destacou que não adianta tentar fazer a coleta na cidade inteira de uma vez, pois a cidade é muito grande, sendo assim, o projeto piloto será no bairro Santa Maria e com os indicadores apontando o resultado positivo, o projeto será levado para outros bairros. “Nossa ideia foi fazer um projeto muito bem estruturado, com prazos e etapas. Nesse momento estamos na antepenúltima etapa. Já cumprimos a etapa de organização, cadastramento e levantamento de dados e estamos na implantação. Como esse é um projeto que, além de prazos e metas, tem indicadores de resultados, temos que continuar cumprindo os prazos de implantação para termos resultados positivos. Queremos firmar esse programa na história de Uberaba”, afirma Marco Túlio.

O prefeito Paulo Piau ressaltou que não há nenhuma expectativa de fazer todo o trabalho de uma vez só. “Esse é um trabalho que tem que envolver a educação e a conscientização da população e os parceiros como a cooperativa. Também teremos que avançar aos poucos o trabalho nas escolas, conscientizando as crianças que levam seu conhecimento para dentro de casa e os familiares. Sabemos que esse trabalho dá certo em outros municípios e queremos fazer esse trabalho com sucesso. Se conseguirmos implantar esse projeto em pelo menos um quarto da cidade já será uma realização”, indica Piau.

 

Jorn. Natália Melo

 
 
 

Outras Notícias: Meio Ambiente



Voltar