ACESSIBILIDADE
-A
A
+A
Após dois meses do início do projeto de estruturação e expansão da coleta seletiva, a Secretaria do Meio Ambiente (Semat), já conseguiu triplicar o seu alcance. O bairro pioneiro escolhido para ser o projeto piloto foi Santa Maria e até o final do mês pretende-se cobrir 100%.
Com a disposição de uma equipe que conta com dois caminhões e oito trabalhadores, a coleta seletiva que antes cobria 25% já alcança 75% do bairro. A Semat ainda dispõe de uma equipe de educação ambiental que passa de porta em porta buscando conscientizar os moradores do local e mostrar a eles o quanto é importante separar o lixo.
Segundo a gerente do projeto da Coleta Seletiva e chefe da Seção de Educação Ambiental, Letícia Rezende Giani, após cobrir 100% do bairro Santa Maria, pretende-se levar o projeto a outros dois bairros que serão definidos de acordo com o diagnóstico. Já é certo que o projeto de estruturação e expansão será levado para onde se tem registro de maior demanda, explica Letícia.
A secretaria de Meio Ambiente ressalta o quanto é importante que os moradores dos bairros colaborarem com a separação e disposição do lixo para coleta. “Observamos grandes bairros onde a demanda deveria ser igual ao seu tamanho, porém, percebemos que as pessoas não realizam a separação para a coleta. O morador tem um papel fundamental neste serviço, e se o mesmo não colaborar, não há porque expandir a coleta”, afirma.
A coleta seletiva é feita no bairro Santa Maria todas às segundas-feiras. O projeto é de expandir o serviço por toda a cidade, trabalhando em cada bairro em dias diferentes. Os dois novos bairros contemplados com a estruturação e expansão da coleta devem ser anunciados no início do mês de agosto.
Felipe Madeira
Estagiário Comunicação/PMU
Mapa do Site:
Av. Dom Luiz Maria Santana, 141 - Santa Marta - Uberaba/MG
Telefone: (34) 3318-2000
Atendimento ao Público: Das 12h às 18h