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Equipes técnicas dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) apresentaram nesta sexta-feira (28) balanço das atividades desenvolvidas durante 2014 dentro do Programa e Atendimento Integral à Família (Paif). Ao longo do ano além dos encontros realizados com os grupos de convivência e fortalecimento de vínculos foram desenvolvidas ações específicas de prevenção e socialização, que estavam divididas por eixos.
Ao todo foram trabalhados cinco eixos com os grupos dos CRAS: Meio Ambiente; Prevenção a Drogas e Álcool; Cultura e Resgate Histórico; CRAS na Escola, e o Associativismo e Lideranças. As reuniões, visitas, oficinas e rodas de conversa que trabalharam cada tema foram realizadas em parcerias com outras secretarias do Município, como Meio Ambiente e Turismo, Saúde, Educação e Cultura, entre outras.
Cada encontro trabalhou um tema diferente dentro de cada eixo, porém a coordenadora do Paif, Marcia Jerônimo, destacou que foi respeitada a realidade de cada região. “Todos os eixos foram trabalhados em todos os CRAS, porém as atividades foram adaptadas para cada grupo, de acordo com a idade e a região de cada unidade” completou.
Para desenvolver as atividades de maneira homogênea cada eixo proposto foi planejado individualmente por uma equipe, após a conclusão do trabalho foi identificado que a adesão às ações propostas foi de aproximadamente 80% das famílias que participam dos oito CRAS. Em um dos eixos Associativismo e Lideranças foi realizada uma pesquisa com os usuários do CRAS. O objetivo do questionário foi de levantar as demandas apresentadas por cada comunidade para assim elaborar as propostas de trabalho para o próximo ano.
CRAS - são espaços físicos em áreas com maior índice de vulnerabilidade e risco social e pessoal. Prestam atendimento socioassistencial, articulam os serviços disponíveis em cada localidade, potencializando, coordenando e organizando a rede de proteção social básica intersetorialmente com políticas de qualificação profissional, inclusão produtiva, cooperativismo e demais políticas públicas e sociais em busca de melhores condições para as famílias.
Durante o período de Janeiro a Outubro de 2014 as oito unidades dos CRAS realizaram 53.871 atendimentos individualizados, além do preenchimento dos Cadastros Único e demandas encaminhadas pela Proteção Especial e outros órgãos.
Jorn. Elisa Kiosz
Comunicação PMU/Seds
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