WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Desenvolvimento Social

15/01/2015 - Seds desenvolve ação no bairro Morada do Sol

Na última sexta-feira (9), a Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds), por meio do Centro Pop (Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua), realizou uma ação no cruzamento entre as ruas Olímpio Jacinto da Silva e Virgílio Caetano Pereira, no bairro Morada do Sol. 

A ação, comandada pelo psicólogo, analista governamental e assistente social do Centro Pop, Alexandre Guimarães, resultou no encaminhamento de sete pessoas, entre elas uma mulher grávida, para Comunidades Terapêuticas e para a Casa de Passagem. O grupo fazia uso de um imóvel abandonado para moradia e consumo de drogas. A equipe do Centro Pop havia sido acionada no dia 22 de dezembro do ano passado, data em que visitaram o local pela primeira vez.

“Nossa equipe foi muito bem recebida pelo grupo. Cinco das pessoas manifestaram a intenção de procurar tratamento de dependência química e foram encaminhadas a comunidades terapêuticas. Outras duas se encontram na Casa de Passagem”, explica Alexandre. Ele afirma, ainda, que a maioria dos moradores encontrados no local não possuía documentação. “Estamos providenciando a aquisição de documentos para estes moradores para que eles recuperem sua cidadania”, completa. A partir da última segunda-feira (12), a equipe do Centro Pop iniciou as visitas técnicas aos usuários internados, com o objetivo de acompanhar, de forma humanizada, o processo de obtenção de documentos. “Nosso objetivo é que eles resgatem sua dignidade e autonomia”, conclui.

De acordo com a secretária de Desenvolvimento Social, Ângela Dib, os moradores encontrados no local viviam em condições subumanas. “Essas pessoas moravam praticamente em situação de rua, com muito consumo de droga e os moradores do bairro estavam muito incomodados. Eu mesma tive a oportunidade de visitar o local e a situação era realmente deplorável”, descreve Ângela. Ela acrescenta, ainda, que a satisfação da população do bairro foi notória. “Eles nos procuraram e agradeceram pela ação. Tentamos agir da forma mais humanizada e profissional possível. Agora, o nosso objetivo é trabalhar para promover o local”, conclui.

A proposta da Seds é transformar o local em centro de convivência, que consistiria numa extensão do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) do bairro Boa Vista. É estudada também a possibilidade de disponibilizar cursos profissionalizantes no local, oferecendo oportunidade de profissionalização, levando em consideração a necessidade de profissionais no mercado.

 

Breno Cordeiro (estagiário de Jornalismo) 14/01/15

 
 
 

Outras Notícias: Desenvolvimento Social



Voltar