ACESSIBILIDADE
-A
A
+A
Primeira reunião do Conselho Gestor da Área de Proteção Ambiental da Bacia Hidrográfica do Rio Uberaba ocorre nesta sexta-feira, dia 20, quando os membros nomeados pelo prefeito Paulo Piau, no último Jornal Porta-Voz tomarão posse. A reunião será realizada das 9 h às 11h30 no Centro de Educação e Tecnologia Ambiental (CETA), na Univerdecidade.
Conforme explica o presidente do conselho, Olavo Rodrigues da Silva, são 12 membros, sendo quatro representantes do poder público, quatro da sociedade civil e quatro de moradores da área de proteção ambiental que forma um conselho anuente. A Área de Proteção Ambiental da Bacia Hidrográfica do Rio Uberaba tem 528,1 km² e qualquer atividade a ser exercida no local deve ser encaminhada ao conselho. “O empreendedor tem que encaminhar sua ficha de consulta prévia para o plenário do conselho para anuência ou não da atividade na área”, aponta Olavo.
As reuniões ocorrem na terceira sexta-feira do mês. Os membros têm o mandato de dois anos, conforme o regimento. O Conselho Gestor da Área de Proteção Ambiental da Bacia Hidrográfica do Rio Uberaba terá representantes do poder público, por meio do Centro Operacional de Desenvolvimento e Saneamento de Uberaba – Codau, Instituto Federal do Triângulo Mineiro – IFTM, da Emater e Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais – Epamig, Procuradoria Geral de Justiça do Estado de Minas Gerais – PGJMG e representantes da sociedade civil sendo eles, Sindicato Rural de Uberaba – Geração Verde – GD-8, Associação Brasileira dos Criadores de Zebu – ABCZ, Cooperativa dos Empresários Rurais do Triângulo Mineiro em Uberaba - Certrim, Fiemg - Federação das Indústrias de Minas Gerais, Instituto Agronelli, Instituto de Engenharia e Arquitetura do Triângulo Mineiro – IEA-TM, Faculdades Associadas de Uberaba – FAZU, Universidade de Uberaba – Uniube e representantes da população residente na área de abrangência do Projeto da APA do Rio Uberaba
O prefeito também nomeou os membros para compor o Comam – Conselho Municipal do Meio Ambiente. A primeira reunião do conselho ocorreu no dia 4 de fevereiro e a próxima será no dia 4 de março. As reuniões serão sempre na primeira quarta-feira de cada mês. O Comam é um conselho paritário composto por dez membros do poder público municipal e dez da sociedade civil. Ele tem o poder deliberativo, normativo e consultivo. “Todas as questões ambientais pertinentes ao município de Uberaba têm que passar pelo comam. Qualquer tipo de empreendimento, seja nas APPs, seja de licenciamento nas classes 3 e 4, são encaminhadas ao conselho”, explica Olavo.
Jorn. Natália Melo - Comunicação PMU
Mapa do Site:
Av. Dom Luiz Maria Santana, 141 - Santa Marta - Uberaba/MG
Telefone: (34) 3318-2000
Atendimento ao Público: Das 12h às 18h