ACESSIBILIDADE
-A
A
+A
Foi realizada nesta segunda-feira (17), no anfiteatro da Prefeitura de Uberaba, a Audiência Pública do Rodoanel (Anel Viário). O secretário de Meio Ambiente, Ricardo Lima, falou sobre o projeto, tratando de questões como o Relatório de Impacto Ambiental (Rima) e o Estudo de Impacto Ambiental (EIA), entre outras informações. Ele lembrou também que audiência é necessária para empreendimentos desse porte, já que envolve licenciamento ambiental de classes V e VI. Toda a apresentação foi acompanhada pelo Superintendente de Regularização Ambiental (Supram), Franco Cristiano da Silva Oliveira Alves.
O projeto de construção do anel viário prevê a construção de 65,72 quilômetros de via em torno da cidade com o custo de aproximadamente R$592 milhões. Para a realização do projeto, a obra foi dividida em quatro etapas. A primeira etapa tem 18,5 quilômetros de extensão e vai desde a BR-050 trevo, sentido Uberlândia, após o bairro Alfredo Freire, passando pela BR-262, rumo a Campo Florido, até a MG-472, sentido Frutal.
A segunda etapa parte da MG-427 cruza com a avenida Filomena Cartafina, sentido Vale Fertilizantes e chega até a BR-050, direção a São Paulo, com a extensão de 16 quilômetros. A terceira etapa sai da BR-050 e continua até a BR-262, sentido Araxá e chega até a BR-464/MG, sentido Nova Ponte, por mais 19,5 quilômetros. A última etapa parte da MG-427 cruza com o Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM) e encontra com o primeiro trecho na BR-050, percorrendo outros 18,5 quilômetros.
O prefeito Paulo Piau também participou da Audiência e destacou a importância da obra para a mobilidade urbana de Uberaba. Ele lembra que na semana passada esteve em Brasília com o Ministro dos Transportes, Antonio Carlos Rodrigues, ocasião em que entregou o projeto do Rodoanel. “Solicitamos ao ministro que recepcionasse o projeto desenvolvido pela Prefeitura de Uberaba, para que desse o encaminhamento necessário junto ao Dnit, para qual também entregamos o anteprojeto. Com esta audiência estamos vencendo etapas burocráticas. Nossa intenção é que a obra seja licitada de forma integral, ou parte dela, utilizando os recursos que foram inseridos no PAC”, destacou.
Participações – O promotor de Justiça Ambiental, Carlos Valera destacou que o MP não é contra a proposta e que acompanhará todo o projeto, visto a necessidade de preservação da fauna e flora local. O vereador João Gilberto Ripposati, também externou a mesma preocupação, lembrando que a intenção de todos é seguir o plano diretor e preservar as áreas ao redor do local do projeto.
Durante a audiência, Lima lembrou também que os documentos referentes ao projeto estiveram disponíveis para que a população na Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam), no Gabinete do prefeito Paulo Piau e na Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão Urbana. Após a audiência o projeto segue para o Copam – Conselho Estado de Política Ambiental.
Jorn. Keila Riceto
Comunicação PMU
Mapa do Site:
Av. Dom Luiz Maria Santana, 141 - Santa Marta - Uberaba/MG
Telefone: (34) 3318-2000
Atendimento ao Público: Das 12h às 18h