ACESSIBILIDADE
-A
A
+A
A Secretaria de Meio Ambiente realizou nesta semana um trabalho de enriquecimento alimentar com animais do Bosque Jacarandá – Zoológico da cidade. A equipe do bosque promoveu uma série de ações oferecendo alimentos escondidos dentro de caixas ou distribuídos em locais que eles não estão acostumados a receber alimentos.
Essa ação faz parte de um processo natural dos veterinários para estimular os animais que vivem em cativeiro. Outro ponto importante para desenvolver a ação é que estamos em período de baixa umidade e muitos animais ingerem a água apenas através da alimentação. A maneira que o veterinário encontra de melhorar o consumo da água desses animais é por meio do picolé de carne e frutas que são trituradas e preparadas para o consumo.
O trabalho foi realizado inicialmente com as aves de rapina e os psitacídeos, que receberam sorvete de frutas trituradas. Alguns animais como o macaco, receberam o alimento dentro de caixas embrulhadas que foram escondidas dentro do habitat deles. Eles tiveram que desembrulhar as caixas para encontrarem os alimentos. Uma melancia também foi colocada em algumas gaiolas para que os animais brincassem com o alimento.
“Essas são atividades que estimulam os animais, melhoram a ingestão de água, principalmente das aves evitando assim que eles venham a desenvolver problemas renais e circulatórios. É um estímulo que fazemos, principalmente no tempo seco, essa é a ferramenta para eles façam a ingestão de líquidos”, esclarece a chefe de seção de gestão dos Zoológicos e Parques, Arielle Fagundes Sene.
Jorn. Natália Melo
Comunicação PMU
Atendimento ao público: 12h às 18h
Av. Dom Luiz Maria Santana, 141 - Santa Marta - CEP.: 38061-080 - Uberaba/ MG - Tel.: (34) 3318-2000