ACESSIBILIDADE
-A
A
+A
Reunião com a equipe da Prefeitura de Uberaba e 67º Batalhão da Polícia Militar discutiu, nesta quarta-feira (31), a avaliação de estratégias traçadas no plano de trabalho para atuação de abordagem social na Rodoviária. Intensificado nos últimos meses, o trabalho coletivo vem com o intuito de melhorar a situação social da Rodoviária e seu entorno no que tange à presença de moradores de rua, traçando metas em equipe para obter êxito na atuação. Esta foi a segunda reunião do grupo, dessa vez para avaliar os resultados e ver o que está funcionando, para aperfeiçoar as ações.
Além do secretário de Desenvolvimento Social (Seds), Marco Tulio Cury e equipe de Assistência Social, e do comando do 67º Batalhão da Polícia Militar, a reunião contou com a presença do secretário do Conselho Municipal de Segurança Pública, Capitão Roberto Alves de Oliveira; o secretário adjunto da Secretaria de Serviços Urbanos, Carlos Alberto de Oliveira; a secretária de Comunicação, Keila Riceto Carvalho; o secretário adjunto de Defesa Social, Trânsito e Transporte, Hércules dos Reis; e Elder Árcega, gerente da Sala Mineira do Empreendedor e coordenador do SINE Municipal.
De acordo com o secretário da Seds, Marco Túlio Cury, a criação de uma rede de trabalho envolvendo diversos órgãos e secretarias municipais têm sido importante e com resultados já positivos. “Nesta segunda reunião acompanhamos o que avançou dentro da política de assistência neste trabalho intersetorial. Muito se avançou, mas ainda temos muito caminho a percorrer. E um dos focos principais é o envolvimento da comunidade, que a partir da Secretaria de Comunicação temos potencializado as informações para que a população participe conosco desse projeto”.
O Capitão Roberto Alves de Oliveira explica que o plano de trabalho se alicerça nos objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. “É um processo que nasce a partir da política de acolhimento, segue na profilaxia de ambiente que deve ser tratado, e prossegue ainda na arquitetura contra o crime. Ou seja, todo o ambiente deve ser pensado, incluindo as questões de iluminação, bancos da praça e poda de árvores. É um trabalho de rede que estabelece metas e ações”, avalia o secretário do Conselho Municipal de Segurança Pública.
Para o comandante do 67º Batalhão, Tenente Coronel Breno de Sousa, as estratégias em equipe são extremamente promissoras e tudo que foi construído tem um objetivo único de tornar Uberaba uma cidade com mais qualidade de vida. “Temos principalmente que ofertar condições de melhorias e de resgate das pessoas que estão em situação de rua. São pessoas vulneráveis e é muito importante esta atuação do poder público junto com a Polícia Militar, para dar direcionamento a estas pessoas e elas terem condições de se reintegrar à sociedade, além de ter seus direitos individuais garantidos”.
Doações atrapalham - A atuação da Abordagem Social vem conscientizando a própria população sobre seu papel na criação de condições para que os moradores de rua não queiram sair da situação. Segundo informações da Secretaria de Desenvolvimento Social, nota-se que muitos moradores não saem da situação de rua, pois recebem diversas doações, tanto de alimentos quando de objetos de uso pessoal, o que cria uma condição confortável para que permaneçam em situação de vulnerabilidade. Neste sentido, grupos que fazem ações de caridade já estão se conscientizando sobre a importância de destinar as doações para entidades que acolhem este público, e não para a distribuição direta nas ruas.
Outra situação constatada é o grande número de moradores de rua que não são munícipes de Uberaba. Neste caso, a atuação da Seds cumpre o papel de encaminhá-los para suas cidades de origem, notificando os municípios sobre a situação para que possam acolher e tomar as providências cabíveis no âmbito de assistência social.
Luiza Carvalho – Jornalista
Secom/PMU
Atendimento ao público: 12h às 18h
Av. Dom Luiz Maria Santana, 141 - Santa Marta - CEP.: 38061-080 - Uberaba/ MG - Tel.: (34) 3318-2000