ACESSIBILIDADE
-A
A
+A
A Secretaria Municipal de Educação elaborou vários estudos em 2018 para atender às demandas do município, no que se refere a aplicação de recursos públicos e economia, diante da crise já conhecida pela população. Uma das medidas foi readequar o atendimento à Educação de Jovens e Adultos (EJA), que acontecerá, a partir de fevereiro, em seis núcleos, otimizando os espaços, salas e disponibilização de professores.
Os seis polos serão distribuídos nas escolas municipais Boa Vista, Frei Eugênio, Professor José Geraldo Guimarães, Esther Limírio Brigagão, Uberaba (Educação Especial) e Adolfo Bezerra de Menezes (UAI). No ano de 2018, a EJA contou com a participação de 804 alunos.
De acordo com a secretária Silvana Elias, a concentração da EJA nesses locais apresentará novas possibilidades aos estudantes, que antes da aula, poderão tomar banho e jantar nas escolas. As áreas escolhidas são mais centrais, onde tem transporte coletivo disponível para atender à demanda. “O aluno da EJA, geralmente sai do trabalho e vai direto à escola. Com a reformulação, ele poderá fazer a refeição antes de entrar para a sala, dando mais ânimo para a aprendizagem”, completa.
A EJA é a oportunidade para as pessoas, acima de 15 anos, que não terminaram os estudos. No caso da rede municipal, até o 9º ao do ensino fundamental. Permite que o aluno retome os estudos e os conclua em menos tempo e, assim possibilitando sua qualificação para conseguir melhores oportunidades no mercado de trabalho.
As disciplinas da Educação Jovens e Adultos estão de acordo com a Base Nacional Comum Curricular, que define aprendizagens necessárias para o desenvolvimento do aluno na Educação Básica do país.
As matrículas para a EJA aconteceram de acordo com a Portaria divulgada no dia 05 de outubro de 2018, no Porta-Voz do município.
Jornalista Monica Cussi
Comunicação Semed/PMU
Atendimento ao público: 12h às 18h
Av. Dom Luiz Maria Santana, 141 - Santa Marta - CEP.: 38061-080 - Uberaba/ MG - Tel.: (34) 3318-2000