ACESSIBILIDADE
-A
A
+A
Diretrizes de adequação do Zoológico Municipal no Parque Jacarandá para fortalecimento do bem estar animal estiveram em pauta nesta quinta-feira (26) em reunião entre a Prefeitura de Uberaba e o Ministério Público. O prefeito Paulo Piau esteve com os promotores de Justiça do Meio Ambiente, Monique Mosca Gonçalves e Carlos Valera, acompanhado do secretário de Meio Ambiente Marlus Salomão, do secretário adjunto Marco Túlio Prata, do biólogo Paulo César Franco, responsável técnico do Parque Jacarandá, e do procurador-geral, Paulo Salge. A agenda também contou com a participação do Instituto Estadual de Florestas (IEF), representado pela analista ambiental Juliana Macedo.
Segundo o secretário Marlus Salomão, o Ministério Público trabalha hoje uma visão de valorização do meio ambiente na premissa de que os animais estejam em seu habitat. Diretrizes para os parques e zoológicos, neste sentido, destacam a educação ambiental e a criação de um espaço cada vez mais humanizado. “A Prefeitura de Uberaba, portanto, vai melhorar ainda mais os recintos por meio do enriquecimento ambiental. A qualidade de vida dos animais, que já nos guia em todas as ações, vai ser fortalecida, e isso também reflete na experiência dos visitantes”, afirma o secretário.
Marlus pontua que o trabalho será fortalecido para a conscientização e educação ambiental. “Vamos fortalecer o trabalho que já é feito, com a presença de técnicos para visitas guiadas que humanizem ainda mais a experiência dos cidadãos com a natureza. A valorização do acolhimento é importante ferramenta para que a visitação tenha ainda mais valor educativo, de instrução e de aprendizado”. As diretrizes, segundo o secretário, começam de imediato a ser incrementadas às ações do espaço. O Ministério Público vai atuar em parceria com a Prefeitura, oferecendo curso de capacitação técnica para a educação ambiental mediante organização conjunta com o Instituto Estadual de Florestas.
O Parque Jacarandá, que existe desde 1966, possui 33 mil metros quadrados e abriga o Zoológico Municipal desde a década de 90. De acordo com o biólogo Paulo César Franco, 80% da mata é de espécies nativas e também é possível observar espécies exóticas. “O zoológico abriga aves, répteis, mamíferos e peixes, e a contemplação dos visitantes passa tanto pela fauna quanto pela flora, que evidencia o bioma ao qual Uberaba está inserido”, analisa o biólogo, destacando a importância da conscientização ambiental através do acolhimento educativo.
Jorn. Luiza Carvalho
Mapa do Site:
Av. Dom Luiz Maria Santana, 141 - Santa Marta - Uberaba/MG
Telefone: (34) 3318-2000
Atendimento ao Público: Das 12h às 18h