ACESSIBILIDADE
-A
A
+A
“Prefeito que apoia o controle interno tem tudo para ter êxito na sua gestão”, afirma Bracarense
Somente quatro, das mais de 850 cidades mineiras, estão no Conselho Nacional de Controle Interno, o Conaci, e uma delas é Uberaba. A cidade que nos últimos anos recebeu nota máxima do Ministério Público em ações de controle e transparência assinou esta semana o termo de adesão no conselho presidido pelo servidor de carreira do Tribunal de Contas de Minas Gerais (TCEMG) Leonardo Araújo Ferraz, atual controlador-geral de Belo Horizonte.
O controle interno é um grande diferencial e ferramenta para a democracia que reúne um conjunto de políticas e procedimentos desenvolvidos e operacionalizados para garantir confiança nos atos administrativos, inclusive financeiros e seus processos correlatos, bem como promover a eficiência, evitar fraudes, erros, ineficiências e crises, além, e da importância ímpar de garantir à sociedade acompanhar tudo com facilidade de acesso à informação, ao que se chama de transparência.
O Conaci, ao qual Uberaba passa a ser membro, congrega órgãos de controle interno da União, Estados, Distrito Federal e municípios visando a integrá-los, desenvolvê-los, fortalecê-los e aprimorá-los, em prol da eficiência e transparência da gestão pública no Brasil. De Minas Gerais, apenas as Controladorias-Gerais do Estado e das cidades de Belo Horizonte, Contagem e Itabirito integram o Conselho, sendo Uberaba a única cidade do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. Em todo Brasil, são 58 associados.
O controlador geral do Município, Carlos Bracarense, afirma que isto denota o compromisso da Prefeitura de Uberaba com as boas práticas de integridade pública e conforme as regras e leis que regem sua atuação. Ele destaca que estar no Conaci possibilita a troca de experiências e conhecimentos com os demais associados, como a Controladorias-Gerais da (CGU) e do Estado (CGE/MG) e fortalece os eixos de atuação, por meio da implementação de inovações e outros instrumentos de prevenção e combate à corrupção, transparência, auditoria governamental e ouvidoria.
Bracarense aponta que para um controle interno de excelência (como é reconhecidamente o de Uberaba), é necessário contar com o apoio e receber autonomia do gestor. “O prefeito Paulo Piau sempre recomendou que o controle interno agisse dentro dos rigores da lei”, constata.
Estar no Conaci – afirma Bracarense - é reconhecimento deste trabalho apoiado pelo prefeito e da efetividade do Controle Interno local. “Prefeito que apoia o controle interno tem tudo para ter êxito na sua gestão”, conclui.
Jorn. Gê Alves – Direção de Jornalismo
Mapa do Site:
Av. Dom Luiz Maria Santana, 141 - Santa Marta - Uberaba/MG
Telefone: (34) 3318-2000
Atendimento ao Público: Das 12h às 18h