WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Controladoria

25/08/2021 - Governo Municipal adere a programa anticorrupção da CGU

 

A prefeita de Uberaba, Elisa Araújo, assinou o Termo de Adesão do Município ao programa Time Brasil, da Controladoria-Geral da União (CGU). O programa auxilia estados e cidades no aprimoramento da gestão pública e no fortalecimento do combate à corrupção. A participação é voluntária.  

A adesão foi celebrada nesta terça-feira (24), em cerimônia on-line com participação de membros da CGU. O vice-prefeito de Uberaba, Moacyr Lopes, representou a prefeita. “Informação é a base de tudo, e transparência, muito mais”, carimbou Moacyr.

Conforme a superintendente da Controladoria Regional da União em Minas Gerais, Moísa de Andrade, Uberaba é a quinta cidade do Estado a aderir ao “Time Brasil”. Moísa elogiou o entusiasmo da equipe do Município, “que, como falaram, está tão disposta a encampar este projeto".

A controladora-geral do Município, Poliana Helena de Souza, enfatizou o compromisso do Governo Municipal em busca de ações para aperfeiçoar o controle interno e a transparência. "Quero deixar aqui, mais uma vez, a nossa disponibilidade. Tudo que vier de novo, a gente tem todo interesse de fazer”, reiterou.

Também participaram da cerimônia, a controladora adjunta, Júnia Camargo, o titular da 15ª Promotoria de Justiça de Uberaba (Defesa do Patrimônio Público), José Carlos Fernandes Júnior, o chefe do Núcleo de Ações de Ouvidoria e Prevenção da Corrupção (Naop) da CGU/MG, Márcio Almeida, e a auditora federal Tatiane Pires

Programa - O "Time Brasil" possui três pilares: integridade, transparência e participação social. O prazo de vigência do Termo de Adesão é de 24 meses. Nesse período, o Município contará com apoio técnico da CGU.

Entre as principais ações a serem desenvolvidas em Uberaba está a criação de normas locais que proíbam o nepotismo e previna o conflito de interesses e a elaboração do Programa de Integridade do Município. As prioridades foram definidas após o Município elaborar o autodiagnóstico e o Plano de Ação previstos no programa.

As tratativas para Uberaba participar do "Time Brasil" começaram em maio deste ano. No mês seguinte, o Governo Municipal publicou a Portaria nº 168, criando o Grupo de Trabalho (GT) para implementar o programa na cidade.

 
 
 

Outras Notícias: Controladoria



Voltar