ACESSIBILIDADE
-A
A
+A
Nos últimos anos a PMU apurou irregularidades, constatou em processo e demitiu 84 servidores
O controlador Geral do Município, Carlos Bracarense, lembra que quando o atual prefeito assumiu em 2013, o órgão beirava ao ostracismo, com atuação praticamente nula, embora com servidores experientes e qualificados, conforme demonstrado em análises e auditoria da Fundação Getúlio Vargas/FGV e Libertas Auditores, respectivamente. Diante do quadro, diz que mirou na efetividade do trabalho, estruturação do órgão e promoção de mudanças que levaram à evolução no decorrer dos anos.
Com o surgimento de mecanismos tecnológicos – ressalta – a Controladoria Geral do Município (CG) estruturou a Ouvidoria, área em que, de acordo com ele, Uberaba se tornou referência, assim como em transparência governamental (E-ouv atual fala.br em parceria com a CGU; tridígito 156 e a carta de serviços do Portal Facilita tudo). Inclusive, a CG, através do Departamento de Modernização, tem assento no Grupo de Trabalho da Desburocratização e Simplificação de Uberaba que visa a simplificar procedimentos dentro da administração, o que leva à redução de custos ao cidadão e maior agilidade na prestação de serviço.
Além da Ouvidoria, Bracarense cita a estruturação do Departamento de Correição. Obedecendo ao devido processo legal, neste governo, 84 então servidores foram demitidos por justa causa. Também instalado o Departamento de Controle, responsável pelas auditorias, tomadas de contas especiais e emissão de parecer na prestação de contas do governo. “As contas do primeiro mandato do prefeito Piau, 2013-2016 todas aprovadas”, recorda.
Jorn. Gê Alves
Direção de Jornalismo
Mapa do Site:
Av. Dom Luiz Maria Santana, 141 - Santa Marta - Uberaba/MG
Telefone: (34) 3318-2000
Atendimento ao Público: Das 12h às 18h