ACESSIBILIDADE
-A
A
+A
Com “novo normal” a equipe da Secretaria de Desenvolvimento Social teve que adaptar várias ações para dar continuidade no atendimento do seu público. Exemplo disso é o Programa Criança Feliz, que antes da pandemia atendia cerca de 800 crianças, de 0 a 3 anos beneficiárias do Bolsa Família, de 0 a 6 anos do Benefício de Prestação Continuada - BPC e gestantes, também do BF.
Segundo o secretário de Desenvolvimento Social (Seds) Marco Túlio Cury, o Programa do Governo Federal, tem como objetivo apoiar e acompanhar o desenvolvimento infantil integral na primeira infância e facilitar o acesso da gestante e da família, às políticas e aos serviços públicos que necessitam e vem se destacando pelo desempenho apresentado até hoje.
De acordo com a secretária adjunta da SEDS, Gabrielle Palvas diante a impossibilidade dos 50 visitadores, estagiários em Psicologia ou Pedagogia e três supervisores pedagogos e psicólogos fazerem atendimentos presenciais, a solução foi criar canais virtuais com os inscritos. “Tivemos de criar formas de manter o atendimento para que essas famílias não sejam prejudicadas”, salientou.
Uma dessas alternativas foi a criação de vídeos educativos, enviados aos responsáveis semanalmente, com atividades que podem ser realizadas em casa para o desenvolvimento infantil e o fortalecimento de vínculos. Gabrielle destaca que essa prática está sendo muito recebida pelas famílias “Nesses vídeos nossa equipe demonstra como a mãe e as crianças deve fazer essas atividades”, disse.
Outra alternativa são as cartilhas educativas para informar às famílias sobre seus direitos e a importância do fortalecimento de vínculos e o desenvolvimento infantil, de acordo com as fases dessas crianças. A secretária destaca a receptividade e as resposta das famílias de forma mais ativa e interessada.
Com a mudança de endereço da sede da SEDS para a rua Alaor Prata, no prédio do antigo Fórum Melo Viana, o Programa “Criança Feliz” ganhou um novo espaço em anexo ao prédio da Secretaria. No local será possível montar uma briquedoteca, um espaço lúdico, onde assim que o Comitê Técnico Científico permitir, e essa pandemia acabar, poderemos receber essas crianças, com suas mães ou responsáveis para dar continuidade aos atendimentos. “Com isso nós avançamos muito no Programa e toda a população será beneficiada com esse novo atendimento”, concluiu.
Jorn. Maria Cândida Sampaio
Atendimento ao público: 12h às 18h
Av. Dom Luiz Maria Santana, 141 - Santa Marta - CEP.: 38061-080 - Uberaba/ MG - Tel.: (34) 3318-2000