ACESSIBILIDADE
-A
A
+A
Participam os integrantes dos Cras, Creas, Serviço de Acolhimento Institucional, OSCs e componentes da Rede
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social – Seds realiza, através do Departamento de Proteção Básica e Proteção Especial atividades remotas como as Reuniões Territoriais de cada unidade de Cras.
Nesta segunda-feira(28) foram realizados dois encontros remotos com os trabalhadores, técnicos do território do CRAS Boa Vista, às 14 horas pelo endereço https://meet.google.com/qme-vtvu-gzb e do CRAS Morumbi às 14hh30 através do https://meet.google.com/cvh-xjpq-tfg.
Segundo a chefe do Departamento de Proteção Social Especial da Seds, Cláudia Cristina Silva, a pandemia impede as reuniões presenciais, porém o calendário de reuniões remotas por território acontece desde o dia 24 e 25 últimos. Os primeiros encontros aconteceram com os CRAS l do Abadia, Tutunas, Polo I, Residencial 2000, Vila Paulista e Décio Moreira.
O objetivo dessas reuniões, de acordo com Claudia é o fortalecimento da Rede de Proteção Social Básica e a Proteção Social Especial, CRAS e CREAS especificamente, além dos serviços de acolhimento institucional e instituições sociais.
Em Uberaba sexistem oito Cras que abrangem territórios específicos, com serviços de proteção integral à família, de convivência e fortalecimento de vínculos.
Ainda há as instituições sociais, equipamentos de saúde e educação inseridos nessas áreas e que compõe a rede territorial de serviços, visando ao atendimento às pessoas em situação de vulnerabilidade nos referidos territórios.
“Nessas ocasiões são discutidos o trabalho em rede, as ações intersetoriais fortalecendo o elo entre a proteção básica e especial, que é de suma importância”, informou a chefe do Departamento.
Entenda a diferença – O Cras busca prevenir a ocorrência de situações de riscos sociais através do desenvolvimento e monitoramento das famílias com atividades que promovam o fortalecimento dos vínculos familiares e sociais, aumentando o acesso aos direitos da cidadania.
O Creas oferece apoio e orientação especializados a pessoas que já têm suas situações de risco comprovadas, ou seja, que são vítimas de violência física, psíquica e sexual, negligência, abandono, ameaça, maus tratos e discriminações sociais.
O trabalho do Creas baseia-se em acolher vítimas de violência; acompanhar e reduzir a ocorrência de riscos, seu agravamento ou recorrência; desenvolver ações para diminuir o desrespeito aos direitos humanos e sociais. "É a assistência social trabalhando para efetiva garantia dos direitos dos usuários", encerrou Claudia.
Jorn.Maria Cândida Sampaio
Mapa do Site:
Av. Dom Luiz Maria Santana, 141 - Santa Marta - Uberaba/MG
Telefone: (34) 3318-2000
Atendimento ao Público: Das 12h às 18h