ACESSIBILIDADE
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A Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds), nos primeiros 100 dias de Governo, melhorou a comunicação entre os servidores ofertando acesso ao gabinete da secretária, Gicele Gomes. Foram criados, conjuntamente, protocolos de atendimento e de trabalho em razão da pandemia.
A distribuição das cestas básicas foi intensificada. Cerca de 7.000 cestas foram distribuídas de janeiro a março às famílias cadastradas junto à Seds. Neste período de janeiro a março de 2021, já foram incluídas novas 49 famílias às 6.310, com atendimento ativo de concessão de cesta básica. Há uma demanda reprimida de 264 famílias, sendo que, na última semana de março, a Secretaria recebeu 19 encaminhamentos para acesso ao referido benefício.
Ainda buscando complementar as ações de enfrentamento às vulnerabilidades sociais, advindas das crises na saúde, econômica e social, a Seds programou a reativação imediata dos grupos de banco de alimentos, visando ao fornecimento de complementação alimentar, inicialmente contemplando famílias nos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) do Município.
A gestão vem monitorando e analisando sistematicamente a busca por acesso a benefícios e discutindo as possibilidades de intervenção, incluindo Parcerias Público-Privadas (PPP) e engajamento da sociedade civil. Cabe destacar que, em 2021, não houve novos repasses de recursos financeiros (fundo a fundo) pelo governo federal específicos à pandemia. O acesso ao benefício eventual de auxílio-funeral tem acrescido significativamente, sendo que o primeiro trimestre de 2021 já representa 1/3 de todo atendimento de 2020.
Todas as unidades foram visitadas para elaboração de diagnóstico e avaliação para, após, iniciar ações concretas de reconstrução conjunta da Secretaria, elencando prioridades, entre elas a instalação de PABX para toda a Seds, que tem sido uma dificuldade encontrada, apesar da sede ser recém-reformada. A Secretaria também busca melhorias na internet, para otimizar a rede com maior velocidade, além de substituição de equipamentos eletrônicos.
Entre os Centros de Referência, o Cras Abadia passou por reforma dentro dos 100 dias de mandato, visto que possuía risco de desabamento, necessitando de manutenção periódica, como poda de árvores, capina e limpeza de calhas. O Cras Décio Moreira e Cras Boa Vista também passaram por manutenção nesse período, com limpeza de calhas, para evitar infiltração e inundação em períodos de chuva, e poda de árvores no entorno. Já o Cras Tutunas está com a manutenção autorizada para iniciar nos próximos dias, sendo o único Cras que não possui sede própria
O Núcleo de Socialização Infantojuvenil, que atualmente funciona em prédio emprestado pela Cohagra, deve mudar para a antiga UBS 2000, que foi reformada para abrigar o equipamento, que só entrará em funcionamento quando a educação voltar às aulas presenciais em sua totalidade.
O Banco de Alimentos é outro instrumento da Secretaria de Desenvolvimento Social que capta o produto in natura junto aos produtores rurais, cadastra as entidades a serem beneficiadas e faz a distribuição conforme demanda levantada. A estrutura do prédio precisa de reparos, por trabalhar com alimentos, sendo que, este ano, o caminhão do Banco, parado desde 2019 por falta de manutenção, foi consertado em fevereiro e já está recolhendo doações de produtores da região.
O serviço atende mais de 55 instituições por semana, o que representa cerca de 7 mil pessoas beneficiadas semanalmente junto às diversas organizações como Hospital Beneficência Portuguesa, Casa Diálise, Hospital Hélio Angotti, Casa de Proteção, Casa de Passagem, todos os Centros de Referência da Assistência Social (Cras) da cidade, casas de assistência social cristãs e espíritas, Associação dos Deficientes Físicos de Uberaba (Adefu), Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), entre outras.
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