ACESSIBILIDADE
-A
A
+A
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEDS) iniciou, segunda-feira (dia 22), o projeto de capacitação para coordenadores e técnicos dos Centros de Referência de Assistência Social – Programa de Atenção Integral à Família: “Intervenção Grupal”.
A informação é da secretária Maria Thereza R. da Cunha, explicando que o curso objetiva possibilitar a posse de um esquema conceitual, referencial adequado à compreensão e ao manejo de trabalhos com grupos. A proposta refere-se à necessidade e importância do trabalho com grupos pela equipe do PAIF, partindo de uma abordagem interdisciplinar no sentido de promover mudanças, incentivando as formas dialógicas e reflexivas voltadas para a (re)organização das relações familiares, observando sempre os direitos de cidadania e o protagonismo do grupo familiar.
A capacitação é para os coordenadores e técnicos dos Centros de Referência de Assistência Social/Programa de Atenção Integral à Família (CRAS/PAIF) e demais profissionais que atuam na proteção social básica para intervenção técnica junto aos destinatários da assistência social, em consonância com as diretrizes do Ministério do Desenvolvimento Social e Secretaria Nacional de Assistência Social.
Especificamente, pretende instrumentalizar os técnicos no desenvolvimento de um trabalho interdisciplinar com uma compreensão de que a família atendida deve ser abordada na sua totalidade e trabalhar as dificuldades internas dos técnicos quanto à imparcialidade/impessoalidade e a predisposição para início da intervenção grupal, despojando-se dos entraves pessoais, teóricos, metodológicos e operacionais.
Ainda esclarecerá quanto às diversas modalidades de intervenção grupal, capacitará os técnicos para que sejam facilitadores, moderadores e agentes de intervenção grupal e trabalhará os grupos utilizando-se uma abordagem interdisciplinar visando articulação dos indivíduos, fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários. E, por último, fortalecerá a rede social de participação e solidariedade para acesso e inclusão da família e seus representantes aos serviços básicos garantindo apropriação de informações e conhecimento de seus direitos.
De acordo com a secretária, a necessidade de capacitar os coordenadores e técnicos do CRAS/PAIF refletem o cotidiano da intervenção das equipes de trabalho e a demanda crescente de aprimorar os serviços prestados à comunidade, bem como, a efetivação de parcerias para a execução do mesmo.
Atualmente, o município conta com oito CRAS trabalhando com equipes multiprofissionais, sendo necessário instrumentalizar os técnicos com conteúdo teórico acerca da intervenção grupal.
O curso terá carga horária de 60 horas, sendo 4h/dia durante três semanas, no clube Sírio Libanês. Mais informações na SEDS pelos telefones 3331-2405 e 3331-2460.
Mapa do Site:
Av. Dom Luiz Maria Santana, 141 - Santa Marta - Uberaba/MG
Telefone: (34) 3318-2000
Atendimento ao Público: Das 12h às 18h