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PROCON

10/01/2012 - Procon inicia ano com reclamações contra financeiras e empresas de celular

O coordenador geral do Procon de Uberaba, Sebastião Severino Rosa, revelou nesta terça-feira (dia 10) que as reclamações registradas neste início de ano referem-se aos principais problemas verificados em 2011. Trata-se de denuncias contra financeiras e empresas de telefonia, recordistas de reclamações no ano passado.

Neste início de semana, fiscais do Procon agiram contra ação da empresa BV Cel. Seus vendedores abordavam consumidores na porta da loja, na rua Artur Machado, oferecendo celulares por preços promocionais. Na apuração das denuncias, o Procon chegou a conclusão que a venda caracterizava fraude, uma vez que os consumidores assinavam contratos de fidelidade de 12 meses com a operadora Claro. A empresa cancelou dois contratos de reclamantes.
Sebastião Severino informa que o maior número de atendimentos no Procon nesta semana refere-se as financeiras. A recompra de empréstimos, sem que as pessoas sejam informadas dos juros praticados e aumento do número de parcelas, tem motivado o protocolo de queixas.

Volta às aulas. Equipe do Procon está nas ruas pesquisando o preço dos materiais escolares. O resultado deve ser divulgado no próximo dia 18. No entanto, as pesquisas dos anos anteriores podem ser encontradas no site www.uberaba.mg.gov.br/procon, para comparativos.

O coordenador Sebastião Severino alerta pais e responsáveis para ficar atentos a correção das mensalidades escolares, exigindo as planilhas de custos. Segundo ele, várias consultas têm sido feitas ao órgão de defesa do consumidor.

O reajuste é regulado pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) e pela lei federal 8870/99. No entanto, adverte que se na lista de materiais escolares constar produtos de consumo coletivo, estes não devem ser comprados, exceto para atividades pedagógicas.
 

 
 
 

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