ACESSIBILIDADE
-A
A
+A
Foto: Enerson Cleiton
Ocorreu nesta segunda-feira, dia 10, a abertura da Semana do Consumidor na sede do PROCON de Uberaba. “A Semana do Consumidor visa trabalhar diversos assuntos. Vamos abordar questões como a negociação de dívidas e a proteção do consumidor na era digital, questão que tem despertado cada vez mais a atenção e que talvez hoje seja uma das maiores demandas dos órgãos de defesa do consumidor”, explica a coordenadora do Procon, Eclair Gonçalves.
Durante o evento foi lançado um novo serviço que será prestado pelo órgão. “Criamos o PROCON acessibilidade, com o intuito de atender aquelas pessoas que não podem comparecer ao órgão pessoalmente”, destaca Eclair.
A intenção é que toda a população tenha acesso aos serviços prestados pelo PROCON e tenham seus direitos assegurados. O serviço irá funcionar por meio de um agendamento prévio por telefone para que uma equipe compareça à casa da pessoa uma vez que ela seja idosa, ou tenha algum problema de saúde ou deficiência física que dificulte ou até mesmo impossibilidade a pessoa de ir ao PROCON pessoalmente.
“Toda categoria tem gente séria e pessoas que infelizmente são mal intencionadas. No mundo do consumo, de empresários e prestadores de serviços, também existem pessoas que não têm a seriedade devida. O PROCON é um órgão extremamente importante porque ele vem para defender o consumidor que tem seu direito lesado. E é sempre bom destacar que o órgão também faz um trabalho de conscientização junto às empresas, no intuito de evitar que infrações sejam cometidas”, expressa o prefeito Paulo Piau.
Estiveram presentes no evento a primeira dama do município, Heloísa Piau, o chefe de Gabinete, Fernando Hueb, o secretário de Administração, Carlos Bracarense e o secretário da Fazenda, Wellington Fontes. A cerimônia, que foi bastante concorrida, também contou com a presença do deputado Estadual, Tony Carlos, o vereador Marcelo Machado Borges (Borjão), a promotora de Defesa do Consumidor – Claudine Lara Bettarello, o presidente da ACIU, Manoel Rodrigues Neto, o presidente do CDL, Miguel Faria e o presidente da Associação dos Supermercadistas de Uberaba e Região – Assuper, Matusalém José Alves.
PROGRAMAÇÃO - Na programação do evento a palestra Gestão Financeira Pessoal acontece nesta segunda-feira, dia 10, às 19h30, no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL. O Diretor do Curso de Administração e Ciências Contábeis da Universidade de Uberaba - UNIUBE, professor Marco Antônio Nogueira ministra a palestra que aborda temas como dívidas e suas principais causas, teste básico ‘preciso aprimorar minha Gestão Financeira?’, 11 passos de uma vida financeira saudável, tipologias de gastos e estrutura básica de um orçamento pessoal, como valorizar seu dinheiro e pratique o mantra ‘Eu quero?’, ‘Eu posso?’, ‘Eu preciso?’.
Durante toda a semana, será realizada uma campanha com palestras orientando sobre a lei que regulamenta o Código de Proteção e Defesa do Consumidor. As palestras serão realizadas nas redes municipais, estaduais e particulares.
No sábado, dia 15 será realizada uma mobilização no Calçadão de Uberaba, das 10h ao 12h, onde serão distribuídas cópias do Código de Defesa do Consumidor à população.
História - Comemora-se no dia 15 de março o Dia Mundial do Consumidor que neste ano terá como tema a Proteção na Era Digital. No Dia 10 de março celebra-se, no Brasil o aniversário da vigência do Código de Defesa do Consumidor, em vigor há 24 anos. O órgão de defesa dos direitos do consumidor em Uberaba foi criado após o advento da Lei Federal 8.078 de 1990. O Conselho Municipal de Defesa do Consumidor – CONDECON - iniciou as atividades em 1991. Em 1994 foi criado o Procon – Uberaba.
O Procon é um órgão da Prefeitura Municipal de Uberaba que se dedica ao cumprimento e aplicação da legislação consumeirista, promove a defesa do consumidor e trabalha pela harmonização da relações de consumo. O órgão é interligado ao Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor – SINDEC
O PROCON Uberaba fica na Rua Leopoldino de Oliveira, 2976 – Centro. Próximo ao Mercado Municipal. O telefone de contato é (34) 3333-7666 ou 151 para informações, orientações e denúncias. O atendimento no PROCON é realizado de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.
Jorn. Natália Melo
Mapa do Site:
Av. Dom Luiz Maria Santana, 141 - Santa Marta - Uberaba/MG
Telefone: (34) 3318-2000
Atendimento ao Público: Das 12h às 18h