ACESSIBILIDADE
-A
A
+A
A Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para as Mulheres realiza trabalho de orientação e conscientização sobre os riscos da gravidez precoce. O trabalho está sendo feito em diversos bairros da cidade com visitação e reuniões com a parceria de lideranças da comunidade que são convidadas a conversar sobre o assunto.
Dessa forma já foram feitas reuniões nos bairros Jardim Triângulo, Boa Vista, Jardim Copacabana e Girassol. De acordo com a coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres, Elizabeth Cardoso Nascimento, a intenção é que o projeto se estenda e transforme do formato de reunião para palestras educativas nos bairros e nas escolas.
“É necessário levar essa informação às pessoas, e com palestras na comunidade e nas escolas, poderemos ter um maior alcance. Muitas vezes percebemos que a gravidez precoce ocorre por falta de informação, de conversa e de instrução. Por isso, estamos indo diretamente aos bairros, trabalhar a prevenção e não esperar que venham até nós”, explica a coordenadora.
A gravidez na adolescência ainda é tema de constante discussão na sociedade. Ela traz problemas tanto para a criança que acaba por perder a sua infância e também traz problemas de responsabilidade e monetário à família. Em casos mais extremos esse tipo de gravidez pode representar até mesmo risco à vida da adolescente.
Além dessas reuniões nos bairros que buscam conscientizar sobre consequências da gravidez precoce, a coordenadoria ainda idealiza um projeto de amparo às mulheres e às adolescentes. “Estamos firmando parcerias para oferecer cursos profissionalizantes para que essas mulheres possam ter uma independência monetária. No caso de ter engravidado muito jovem, poderá ajudar nas despesas da família”, finaliza Elizabeth.
Felipe Madeira
Estagiário Comunicação/PMU
Mapa do Site:
Av. Dom Luiz Maria Santana, 141 - Santa Marta - Uberaba/MG
Telefone: (34) 3318-2000
Atendimento ao Público: Das 12h às 18h