ACESSIBILIDADE
-A
A
+A
Assinado nesta quinta-feira, dia 13, a carta de intenção entre Prefeitura, Procon e Universidade de Uberaba (Uniube) visando a disseminar, por meio de palestras e oficinas, a prática do gerenciamento eficaz das finanças pessoais, o que contribuirá na redução dos níveis de endividamento, no aumento do consumo mais consciente e no melhor controle dos recursos financeiros da população.
O principal objetivo será melhorar os níveis de conhecimento da sociedade, unindo esforços do poder público e universidade por meio do aprimoramento do conhecimento. As datas e atividades serão, por meio de reuniões, planejadas e desenvolvidas de comum acordo a partir de um calendário de eventos a ser elaborado.
Inicialmente, as palestras serão feitas no Centro Administrativo da Prefeitura Municipal de Uberaba, com o objetivo de atender os agentes públicos de forma geral e a Unidade de Atendimento ao Idoso (UAI), para atender esse público. Posteriormente, no Procon serão feitas as oficinas práticas, e o órgão acompanhará os participantes na aplicabilidade do treinamento.
“A filosofia deste governo é trabalhar principalmente para as pessoas mais carentes e que por muitas vezes não têm tanto acesso a informação. Esse trabalho é altamente social e tem como foco ensinar as pessoas a não se endividar, gastando apenas aquilo que recebe. E para os que já estão devendo, essa será uma oportunidade de conhecer métodos para sair do vermelho e ter mais tranqüilidade para fazer as compras domésticas”, aponta o prefeito Paulo Piau.
A diretora do Procon, Eclair Gomes, destaca que com essa parceria as pessoas que queiram trabalhar o endividamento terão a oportunidade de receber ajuda profissional e capacitada para quitar suas dívidas. Quem participar das palestras e oficinas ainda poderá contar com um trabalho de monitoramento que será oferecido para que a situação da pessoa seja acompanhada e auxiliada por um profissional.
“De acordo com levantamento do Procon, as pessoas mais idosas estão entre os mais endividados de Uberaba. Sabemos que a situação de dívida causa um reflexo social muito grande no desempenho familiar das pessoas além de excluí-las do acesso ao crédito. Começaremos os trabalhos paulatinamente e nosso objetivo é estender a toda à comunidade”, aponta Eclair.
“A proposta da gestão financeira individual é simples, se baseia em mudar o comportamento. Exige da pessoa o exercício da prática, mas com resultados satisfatórios e uma vida financeira mais saudável. A regra básica são as três perguntas, eu quero, eu posso e eu preciso. Se para alguma delas a resposta for não, então não compre”, explica o diretor dos cursos de Administração e Ciências Contábeis da Uniube, Marco Antonio Nogueira.
Jorn. Natália Melo
Comunicação PMU
Mapa do Site:
Av. Dom Luiz Maria Santana, 141 - Santa Marta - Uberaba/MG
Telefone: (34) 3318-2000
Atendimento ao Público: Das 12h às 18h