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PROCON

21/01/2015 - Atendimento ao consumidor aumenta 21% no Procon de Uberaba

Assuntos financeiros ficaram no topo da lista de reclamações que chegaram ao órgão de defesa do consumidor

Relatório das atividades realizadas pelo Procon em 2014, divulgado nesta terça-feira (20), aponta aumento de 21% nos atendimentos ao consumidor em relação ao ano anterior. Ao todo, foram registrados 17.330 atendimentos. A coordenadora do órgão, Eclair Gonçalves Gomes, ressalta ainda que desse montante, 4.402 problemas foram esclarecidos por telefone, agilizando o atendimento ao consumidor.
Dos mais de 17 mil atendimentos prestados, 11.702 se tratavam de reclamações. Embora tenha apresentado queda na porcentagem em relação a 2013, assuntos financeiros (operadoras de cartões de crédito, bancos, financeiras, empréstimos consignados, negociações de dívida, etc) ainda lideram o topo da lista, com quase 32% do total de reclamações.
Em seguida, aparecem os serviços essenciais (energia elétrica, operadoras de telefone e água), que tiveram aumento na quantidade de reclamações, passando de 21,55% em 2013 para 24,35% no ano passado. Também figuram na lista serviços privados, habitação e saúde – todos com ligeiro aumento na porcentagem de reclamações. Apenas produtos e alimentação apresentaram queda nas queixas do consumidor, passando o primeiro de 20,77% para 20,49% e o segundo de 0,75% no ano retrasado para 0,47% em 2014.
O órgão também ampliou o número de processos administrativos, abertos quando a demanda preliminar não é solucionada. No último ano foram 900 processos, contra 801 em 2013. O setor de produtos (bens móveis em geral) permaneceu na liderança desta lista, com 45,44% do total. Contudo, serviços privados -- que antes estava em terceiro lugar --, agora passou para a segunda posição com 20,67%. Já assuntos financeiros, antes vice-líder da lista, agora está em terceiro lugar, com 13,22% dos processos.
Dos 900 processos administrativos, 326 resultaram em audiência de conciliação e em 147 dos casos houve acordo entre as partes. Eclair Gonçalves atrela a ampliação da atuação do Procon de Uberaba ao novo horário de funcionamento do órgão e ao comportamento de consumo. “O Procon aumentou as horas de funcionamento. Agora, o consumidor pode se cadastrar das 9h às 16h e os atendimentos são realizados das 9h às 18h. Também existem outros dois fatores fundamentais para essa procura: o super endividamento que acaba levando um grande número de pessoas ao órgão para negociar suas dívidas e as compras feitas via internet”, explica.
A coordenadora do órgão também ressalta os atendimentos feitos por telefone, que agilizam os atendimentos com orientações para o consumidor. “Apesar dos problemas que estamos procurando solucionar com relação a atendimentos por telefone, realizamos 4.402 atendimentos, por meio de ligações telefônicas no ano passado. É rápido como o consumidor deseja e agiliza os atendimentos”, conclui.  
Ainda foram aplicados R$ 400 mil em multas decorrentes de 230 decisões administrativas tomadas pelo Procon. Também foram realizados 2.982 procedimentos de fiscalização e 22 pesquisas de mercado, que compara preços de itens básicos, como combustíveis, alimentos e material escolar.
Mariana Bananal (Estagiária de Jornalismo)
20/01/2015

 
 
 

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