ACESSIBILIDADE
-A
A
+A
Pesquisa vai indicar a variação no custo dos alimentos em diferentes estabelecimentos
Com o objetivo de alertar a população de Uberaba sobre o aumento de preços de pescados na época da quaresma, a seção de Fiscalização e Pesquisa do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) inicia, esta semana, o estudo de comparação de preços em dez estabelecimentos, considerando 13 itens diferentes.
De acordo com o chefe da seção de Fiscalização e Pesquisa, Marcelo de Oliveira, a equipe do Procon conta com três fiscais que ficarão responsáveis pelo levantamento dos preços dos pescados nos estabelecimentos contemplados pela pesquisa – na maioria, supermercados. A ideia é evitar que o consumidor faça gastos desnecessários.
“Como todos os anos, o preço de cada espécie de peixe será comparado entre os diferentes locais para que o consumidor possa estar plenamente informado”, esclarece Marcelo. No período da quaresma, produtos como estes sofrem variações significativas nos preços devido ao aumento temporário na demanda de pescados.
No ano passado, a pesquisa do Procon analisou nove estabelecimentos e constatou variações de até 220,74% no custo de 13 espécies de peixe. A maior diferença encontrada foi relativa ao filé de surubim, com preços entre R$ 18,90 e R$ 60,62 por quilo. Outras espécies, como salmão, sardinha, dourada e bacalhau, também fazem parte do estudo anual.
Breno Cordeiro (estagiário de jornalismo)
Av. Dom Luiz Maria Santana, 141 - Santa Marta - Uberaba/MG
Telefone: (34) 3318-2000
Atendimento ao Público: Das 12h às 18h