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Bancos, financeiras e operadoras de cartão de crédito lideram a lista de reclamações recebidas pelo Procon
De acordo com relatório divulgado nesta sexta, dia 09, pela Fundação/PROCON Uberaba, o órgão realizou 1058 atendimentos no mês de Maio. Foram 875 reclamações resolvidas por meio de negociação direta entre as partes – clientes e fornecedores de produtos e serviços, ou seja, 82,78%. Informações, consultas e denúncias somaram 71 atendimentos, sendo 6,72%.
As reclamações que não tiveram solução consensual resultaram na abertura de 73 processos administrativos, 13 CIP (Carta de Investigação Preliminar), outros 26 foram instaurados pelo Setor de Fiscalização, no total de 112 novos procedimentos.
Liderança - Bancos, financeiras e operadoras de cartão de crédito lideram a lista de reclamações recebidas pelo Procon, com 502 demandas. Os cinco bancos que mais foram alvo de reclamação são: 1º) Itaú S.A a quantidade de 53, 2º) Caixa Econômica Federal, 43; 3º) Banco Panamericano S.A, 30; 4º) Bradesco S.A, 27; 5º) Banco BMG, 16. “Apenas na área de serviços financeiros foram 502 atendimentos, equivalente a 47,49% do total de pessoas atendidas no mês de maio”, explicou a chefe do setor de atendimento do órgão, Elizabeth Beatriz Freitas.
Em seguida aparecem os serviços essenciais com um total de 208 reclamações (19,68%). Deste total, 87,02% das reclamações, ou seja, 181 são exclusivamente em desfavor das operadoras de telefonia celular e fixo, sendo o ranking: 1º) CLARO/NET 75; 2º) TIM 39; 3º) CTBC/ALGAR 38; 4º) TNL/OI 16; 5º) VIVO 13.
No setor de produtos foram 195 reclamações, equivalente a 18,45%. “É importante destacar que a grande maioria das reclamações são resolvidas de forma amigável, num contato rápido entre o cliente e o fornecedor. Quando a conciliação não é possível e o consumidor tem seu direito desrespeitado, o Procon aplica punições rigorosas”, declarou o presidente da Fundação/Procon, Rodrigo Mateus de Oliveira Signorelli.
O prefeito Paulo Piau reforça a importância do trabalho do Procon, avaliando que “além de resolver a insatisfação do consumidor, estimula o consumo consciente e responsável, gerando confiança no mercado”, concluiu.
Lucas Oliveira
Estagiário Procon Uberaba
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